quinta-feira, 7 de abril de 2011

Serviço de Referência Virtual (Jordano, Paulo Henrique, Rodrigo)

Em meio a toda essa "explosão informacional", os profissionais da informação tiveram que se atualizar e aprender a trabalhar com as TICs (tecnologias de informação e comunicação), nos serviços de referência virtual elas agilizam a recuperação da informação substituindo instrumentos manuais como catálogos e fichas.
Com isso , a qualidade dos serviços e refência  e a capacidade de atendimento das necessidades do usuário, extenderam-se e economizou tempo de pessoal e recursos financeiros para a biblioteca. De acordo com a Reference and User Services (2004,p.9 apud PESSOA; CUNHA, 2007) "referência virtual é um serviço de referência iniciado eletrônicamente, frequentemente em tempo real, onde usuários utilizam computadores ou outra tecnologia da internet para se comunicarem com a equipe de referência sem estar fisicamente presente."

Surgimento
A chegada da internet na década de 1970 acarretou na mudança de instrumentos físicos para o virtual, com a produção de catálogos que eram produzidos a partir de citações bibliográficas e de índices. A baixa nos custos de armazenamento e a alta na procura da informação permitiu resumir muitos desses catálogos, que levou os usuários a buscar o documento primário que hoje ainda persiste, ou seja, o texto completo da informação sendo oferecido online.
Os serviços online possibilitaram à biblioteca oferecer um nível mais alto de serviço, por um custo aceitável, com agilidade e pequenos custos com equipe. Mas o serviço de referência vitual surgiu mesmo foi na década de 1980 nos Estados Unidos da América, quando se tornou comum a disponibilização dos catálogos da biblioteca na rede que facilitou a localização de acervo e informações

Formas de serviço de referência virtual
  • Correio eletrônico- e-mail
  • Chat- softwares de mensagens instantâneas ex: Windows Live Messenger (MSN), ICQ, Yahoo!; salas de bate-papo e softwares de chat(Morris Messenger que foi criado pela biblioteca de Morris, na Southerm Illinois University)
  • Videoconferência- permite a cumunicação entre usuário e bibliotecário de modo que eles se vêem, assim se assemelha com o serviço prestado pessoalmente, um exemplo é o software muito utilizado que chama-se CU-SeeMe que foi desenvolvido pela Universidade de Cornell que permite a comunicação em tempo real a partir de transmissão de vídeo e áudio, ele permite conferências entre duas pessoas e permite também em grupo.
Dificuldades de implantação
"Como tudo não são flores", assim diz um velho ditado, há divergências na implantação do serviço de referência virtual nas bibliotecas, esses fatores são:
  • Falta de planejamento necessário para avaliar o pessoal, os custos envolvidos na manutenção e no marketing do serviço;
  • pouca literatura sobre o seu funcionamento na prática e a sua administração;
  • se o serviço deve ser extendido ou não (algumas bibliotecas tem pouca procura em certas horas do dia, então não é necessário seu funcionamento por 24 horas);
  • dificuldade em conseguir recursos humanos adequados (pessoas familiarizadas na área);
  • dificuldade em conseguir suporte técnico (vital para seu funcionamento).
Finalizando
Hoje as bibliotecas estão expandindo seus horizontes, e para fazerem essa migração dos serviços tradicionais para o virtual elas devem investir pesado em ferramentas para os serviços informacionais baseados em ambiente Web, o serviço de referência virtual crescerão continuamente e conseguirá sempre mais seguidores. Assim talvez um dia essa seja a realidade de todas as bibliotecas no mundo.

Referência
PESSOA, Patrícia; CUNHA, Murilo Bastos. Perspectivas dos serviços de referência digital. Informação & Sociedade, João Pessoa, 2007, v.17, n.3, p. 69-82, set./jan. 2007.

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12 comentários:

  1. Gostei de ver o trio de meninos postando aqui no blog.Vamos comentar: é verdade os serviços prestados pelas bibliotecas passam sim pelo uso das TICs para otimizar os recursos disponíveis e para disponibilizar as informações. e aí vai outro aspecto interessante: o usuário não precisa estar presente na biblioteca. Assim, vai aí uma pergunta: e quanto ao acervo? ele precisa existir fisicamente? Valeu pelo item dificuldades na implantação. Este vale discussão p/a próxima aula, guarde este item p/compartilhar com a turma, o que vocês acham? Ah, e quero vocês conduzindo a discussão, pode ser? e, p/fechar: adorei as tirinhas de quadrinho!!!!

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  2. As dificuldades apontadas devem ser lkevadas em conta antes de se implantar este serviço.Como qualquer coisa que nos propomos a fazer deve a ver planejamento,pensar nos "prós" e "nos contras" e tentar minimizar no mímino possível as possibilidades de erros no sistema a ser im~plantado pela instituição.

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  3. É importante um estudo das condições do Centro de informação,antes de implantar novas tecnologias. O custo de manutenção, os recursos humanos disponibilizados, dois pontos ressaltados no trabalho que sem eles não é possível oferecer serviços de qualidade e com rapidez, predicados essencias para uma Unidade de Informação.

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  4. Todas as dificuldades apontadas pelo grupo são importantes e devem ser analisadas. Porém, a maioria são dificuldades organizacionais e podem ser resolvidas a partir de muito diálogo. A pouca literatura pode ser sanada, através de estudos e criação de artigos sobre essa área, que parece ser muito rica para estudos.

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  5. Serviço de referência virtual é sinônimo de:comodidade, agilização da recuperação,economia em amplos aspectos, progresso e êxito nas atividades.É o desejo de que todos engajados nesse recurso,possam ser privilegiados com esse atendimento e antes de tudo, é preciso acreditar que esse sonho se realize mundialmente, mesmo com visíveis dificuldades.É mister investir no marketing do serviço.

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  6. Na minha opinião o acervo da biblioteca deve sim existir fisicamente, já que, o mesmo possui uma hitória e contém toda a informação da forma que foi originalmente criada.
    Quanto às dificuldades existentes na implantação dos serviços de referência virtual, acredito que a melhor forma de solucionar este problema, é levar aos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dessas ferramentas um conhecimento mais aprofundado de nossa área, possibilitando assim a melhor compreensão de nossas necessidades.

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  7. Acho importante mesclar o acervo, claro que tê-lo fisicamente é bem mais interessante, porém com isso advém custos de manutenção, o que não acontece com o acervo virtual, despende-se alguns custos com este, mas nada que se compare a restauração, a preservação e a manutenção de um acervo físico.

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  8. Comentando..... Primeiro: seria sim muito interessante que todos tivessem acesso às informações, e este é um sonho antigo de Vannevar Bush (precursor da world wide web), de que todos tenham acesso ás informações disponíveis, como se tivéssemos uma grande biblioteca mundial. Será que um dia vamos ver este sonho realizado? Segundo:Temos que investir sim no marketing dos serviços oferecidos pelas nossas unidades de informação! E, você já pensou Cleidiane porque as bibliotecas digitais são importantes? E, de acordo com a sua fala "...levar aos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dessas ferramentas um conhecimento mais aprofundado de nossa área, possibilitando assim a melhor na compreensão de nossas necessidades", Você já pensou no sentido contrário?Isto è: porque os bibliotecários não investem na compreensão das ferramentas que são usadas na implantação dos serviços virtuais de referência? Não seria muito mais interessante?

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  9. Acho que toda biblioteca deve ter um interesse dos usuários para "modificar" seu acesso ás informações,assim as dificuldades seriam bem mais expostas aos bibliotecários na questão de atender a demanda do usuário.

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  10. Toda a forma de se recuperar e disseminar a informação, deve ser por nós profissionais conhecidos por “detentores do conhecimento”, respeitada e utilizada.

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  11. O acervo físico é necessário, mas como disse o André é importante um acervo mesclado, para atender todos os tipos de usuários,muitos preferem pegar um livro e pesquisar,outros preferem a comodidade e rapidez.

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  12. Este comentário foi removido pelo autor.

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