A
Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF), e parceiros,
estão organizando o 3° Seminário Nacional de Documentação e Informação
Jurídicas (SNDIJ), a ser realizado em Brasília, de 17 a 19 de setembro
de 2012, com o tema central: Informação Jurídica: produzindo, gerindo e disseminando.
3º SNDIJ - Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas
será
realizado em Brasília, DF, abrindo espaço para que bibliotecários,
arquivistas, museólogos apresentem seus trabalhos científicos baseados
em investigação científica ou experiências inovadoras;
ministrem palestras; participem de minicursos; e estabeleçam contatos
profissionais.
1. TEMÁRIO
O SNDIJ estará dividido em conferências e painéis com o seguinte temário:
1º EIXO TEMÁTICO:
Bibliotecas digitais: cenários e tendências
É
inegável a presença e o desenvolvimento das bibliotecas jurídicas
digitais. É um caminho sem volta. Entretanto, uma biblioteca digital,
seja qual for o tema central do seu acervo, é muito mais do que
digitalizar
documentos nascidos impressos. Os bibliotecários jurídicos precisam
iniciar discussões sobre o desenvolvimento de coleções, o mercado
editorial existente, modalidades de consultas aos
e-books, processamento técnico de material digital, treinamento
do usuário para utilizar as novas ferramentas, entre outros tantos temas
que permeiam o assunto.
1.1 A biblioteca jurídica na era digital
Os
trabalhos deverão centralizar as discussões sobre a biblioteca jurídica
na era digital, seja de forma genérica – abordando mais de um assunto -,
seja de forma específica – focando um tema determinado.
1.2 Siga-me: o uso de redes sociais em bibliotecas jurídicas
As
possibilidades de uso das redes sociais extrapolam o universo familiar
ou de amizade, podem e devem ser utilizadas como meio de disseminação da
informação e para integrar profissionais com interesses similares.
Os trabalhos deverão abordar o uso de redes sociais por bibliotecas e bibliotecários jurídicos.
1.3 Espaço virtual
versus biblioteca tradicional: ameaça ou oportunidade?
As
bibliotecas jurídicas encontram-se em momento de transição, não é
possível trabalhar apenas e tão somente com material impresso; mas
também não é possível ainda
formar um acervo totalmente digital. Os trabalhos deverão estudar esse
momento de transição mostrando que é possível navegar concomitantemente
nos dois mundos aproveitando o que cada um tem de melhor a oferecer.
1.4 Gestão da informação jurídica
A
gestão das informações jurídicas com auxílio das ferramentas
eletrônicas – a exemplo de tribunais, com destaque para o CNJ, e
escritórios de advocacia – vem sendo
realizada com sucesso. Os
outros exemplos que podem ser citados são: o processo de gestão da
informação para o uso do processo eletrônico, a gestão de acervos
eletrônicos e de bases de dados jurídicas.
Os trabalhos deverão focalizar os novos moldes de gestão da informação
no âmbito jurídico, principalmente relacionado ao desenvolvimento e
implementação do processo eletrônico, peticionamento online e a gestão
desses documentos digitais/virtuais.
1.4.1
O gestor da informação jurídica
O
gestor da informação jurídica tem enfrentado novos cenários, novos
problemas e encontrado novas soluções para resolvê-los. Os trabalhos
deste eixo temático deverão
apresentar relatos de experiência de gestores de informação jurídica; as funções que desempenham.
2º EIXO TEMÁTICO: Informação jurídica:
antigas práticas, novos modelos
A
tecnologia da informação tem trazido novos instrumentos de controle da
informação jurídica (bases de dados) e novas ferramentas para a sua
disseminação (redes sociais). Da mesma forma, oferece novos formatos
para o livro e o periódico, e até mesmo a possibilidade de acesso ao
conteúdo por meio de aparelhos móveis. O trabalho do bibliotecário
moderno assemelha-se ao trabalho que vem sendo realizado há anos; a
mudança está no formato do material. Entretanto, essa
mudança de formato carrega novas implicações no desenvolvimento de
coleções, na disseminação da informação jurídica. Os estudos neste eixo
temático deverão fazer um contraponto entre os dois momentos.
2.1 Ultrapassando fronteiras:
Desenvolvimento compartilhado de coleções digitais em bibliotecas jurídicas
O
desenvolvimento de coleções digitais traz novas implicações quanto ao
custo, à posse do material, direito autoral, entre outros tantos
aspectos. Os artigos deverão discutir a possibilidade do desenvolvimento
compartilhado de coleções digitais, podendo enfocar do ponto de vista
do bibliotecário e/ou do editor.
2.2 Espalhando conhecimento: Novos formatos para o SDI
O
SDI tem sido realizado durante décadas, tendo sido modificada e
modernizada a forma de sua execução. Os trabalhos deverão focalizar as
novas possibilidades de disseminar seletivamente a informação, podendo
ater-se a novos métodos para traçar o perfil do usuário e/ou nos novos
mecanismos de envio e apresentação da informação.
2.3 Apropriando-se ou disseminando: O Google acadêmico
O
Google vem digitalizando documentos de acervos de bibliotecas com o
intuito de formar a biblioteca digital universal, muitos autores e
editores detentores de direitos autorais e intelectuais são contra essa
prática. Os trabalhos neste eixo temático deverão estudar todos os
vieses dessa prática, passando pelo direito autoral, pelos critérios por
eles utilizados até as vantagens que essa atitude pode trazer para os
acadêmicos e a comunidade em geral.
2.4 Publicar ou perecer: o mercado editorial jurídico.
O
mercado editorial jurídico brasileiro sempre foi um grande nicho de
mercado, onde existe um grande aporte de investimento que proporciona
grande retorno financeiro
para as editoras. Com a mudança do livro para o formato digital, várias
editoras vêm produzindo títulos nessa área. Os trabalhos deste eixo
temático deverão abranger o mercado editorial, as editoras que estão
produzindo livros digitais, os formatos por elas
utilizados, direito autoral, mudança de hábitos dos usuários, formas de
consulta, aquisição e processamento técnico, entre outros.
3º EIXO TEMÁTICO:
Bibliotecas, arquivos e museus em prol da qualidade na gestão da informação jurídica
Como
produtores, mantenedores e gestores de acervos arquivísticos,
bibliográficos e museológicos, bibliotecas, museus e arquivos têm em
comum o desafio de lidar com as modernas tecnologias e os
usuários/clientes
com demandas cada vez mais elaboradas. Além disso, a informação deve
ser tratada de forma integrada, independentemente do seu suporte, com o
propósito de fornecer aos usuários/clientes informações que tenham mais
qualidade e que tenham valor agregado. Os trabalhos
deverão estudar o papel de bibliotecas, arquivos e museus na gestão, na
produção e na disseminação da informação jurídica.
4º EIXO TEMÁTICO: Soluções ao alcance de todos
Visa
apresentar serviços, produtos e soluções criativas na área de
Informação Jurídica que possam ser tomados como referência e tenham a
finalidade de racionalizar
procedimentos, promover a economia de recursos, facilitar o acesso à
informação jurídica para aprimoramento das instituições.
2. FORMAS DE APRESENTAÇÃO
A participação de trabalhos se dará através de comunicação oral.
3. CRONOGRAMA
- Até 30 de junho de 2012 - Envio do trabalho.
- Até 15 de julho de 2012 - Comunicação da aceitação ou não do trabalho.
- Até 30 de julho de 2012 – Envio do texto final do trabalho, após correções sugeridas pela Comissão Acadêmica, se for o caso.
4. FORMA DE ENCAMINHAMENTO DOS TRABALHOS
Os trabalhos devem ser encaminhados para o email
edilenice@infolegis.com.br, acompanhados do Termo de Compromisso de Apresentação, com a seguinte
redação:
“Eu,
(nome completo do principal responsável pelo Trabalho), comprometo-me,
caso meu trabalho intitulado (nome do Trabalho), de autoria de (nome de
todos os autores), seja aprovado pela Comissão Acadêmica
do 3º Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas, a
comparecer para sua apresentação no dia e hora previamente comunicados,
e autorizo sua imediata publicação no site da instituição.
(Datar e assinar)”.
4.1
O Termo de Compromisso de Apresentação pode enviado por e-mail em Word
com assinatura digitalizada ou escaneado para arquivo JPG para o email
edilenice@infolegis.com.br
4.2 Trabalhos o Termo de Compromisso de Apresentação não serão aceitos.
4.3
Os Trabalhos aprovados serão publicados nos anais do Seminário.
Trabalhos aprovados que não forem apresentados por seus responsáveis no
dia e horário definidos
na programação do Seminário serão retirados dos anais e em seu lugar
será publicada uma nota explicativa a respeito, com a respectiva
identificação dos responsáveis, ficando os autores impossibilitados de
submeter Trabalhos Científicos para os eventos da ABDF
pelo período de 2 (dois) anos.
4.4 Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos deverão apresentar, até o dia 30 de agosto de 2012, a lista de equipamentos e
softwares necessários para a sua apresentação (datashow, computador, conexão Internet, entre outros).
5. PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Os
resumos, assim como os trabalhos, serão submetidos a um processo de
seleção e avaliação (conforme sua adequação aos eixos temáticos) que
será executado pela
Comissão Acadêmica do 3º SNDIJ.
6. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
- O resumo deverá indicar qual o eixo temático, conforme relação acima.
- O resumo e as palavras-chave deverão estar redigidos em português e inglês.
- Deverá conter a indicação de autoria, seguido do nome, cidade, estado e país da instituição onde atua, e os respectivos endereços eletrônicos.
- Não deverá ultrapassar 250 (duzentos e cinquenta) palavras.
- No corpo do resumo não serão aceitos gráficos, tabelas, fotos, imagens, referências.
- Não serão aceitos mais de um trabalho por autor.
- A padronização dos trabalhos técnico-científicos deverá seguir as seguintes normas:
- NBR 6022 Informação e documentação: Artigo em publicação periódica científica impressa; Apresentação, maio 2003;
- NBR 6023 Informação e documentação: elaboração de referências, agosto 2002;
- NBR 6028 Resumo (Tipo Informativo), novembro de 2003;
- NBR 10520 Informação e documentação: citações em documento; Apresentação, agosto 2002.
7. FORMATAÇÃO DO TEXTO
- O trabalho todo deverá conter entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas no máximo, incluindo as referências bibliográficas, os anexos, as tabelas e os gráficos.
- Cada trabalho deverá conter na primeira página, o título em letras maiúsculas, o nome do(s) autor(es), o nome e o endereço da instituição onde atua(m), incluindo o nome do país e os respectivos endereços eletrônicos.
- O trabalho deverá ser formatado em tamanho A-4, digitado na versão 6.0 ou posterior do editor de texto Word for Windows, na Fonte Arial, corpo 12. As tabelas e os gráficos na mesma versão (Fonte Arial, corpo 11). Espaçamento entrelinha de 1,5 cm.
- Margens superior e esquerda da página de 3 cm e margens inferior e direita da página, de 2,5 cm.
8. ENVIO DO TRABALHO
Os trabalhos, após o aceite do resumo, deverão ser enviados para
edilenice@infolegis.com.br .
9. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
- Tempo para exposição de 20 minutos, seguido de debate;
- Priorizar o problema da pesquisa, a metodologia e os resultados obtidos.
- Os trabalhos que forem apresentados por coautores ou terceiros deverão apresentar antecipadamente uma carta enviada pelo autor principal contendo o nome da pessoa que se responsabilizará pela apresentação do trabalho;
10. OUTRAS INFORMAÇÕES
Os
trabalhos que não forem apresentados não constarão dos anais do 3º
SNDIJ. Da mesma forma, o autor que não apresentar o trabalho não
receberá nenhum tipo de certificação
ou documentação a respeito do seu material. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do 3º SNDIJ.
Cada Trabalho selecionado para apresentação deverá ter ao menos um apresentador ou um representante inscrito no Seminário.
No
caso de trabalhos de autoria múltipla, o autor que apresentar o
trabalho terá desconto de 50% do valor da taxa de inscrição não
acumulativo.
Participem!!! Em breve mais informações.
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Participem!!! Em breve mais informações.
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