terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Professora da Ciência da Informação aborda museu de cidade na reabertura de instituição em Itabira

O que se quer de um museu de cidade, e com que memória se quer trabalhar? Estas são algumas das questões que a professora Letícia Julião, do curso de Museologia da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, vai abordar esta noite, em palestra que vai marcar a reabertura do Museu de Itabira. Depois de revitalizada, a instituição será reaberta à visitação nesta terça, 7, a partir das 19h.
Viva Itabira
De acordo com Letícia Julião, mais que uma estrutura física que acumula objetos do passado, um museu deve ser visto como um fenômeno que envolve a relação do homem com seu patrimônio. “A implantação de um museu exige pensar sobre formação de acervo e sobre quais são as questões da cidade. Um plano diretor deve consistir em uma estratégia de convocação da comunidade para o debate sobre que vocação e que missão tem aquele museu”, afirma a professora, que tem formação nas áreas de museologia, história e ciência política.
Leticia Julião pretende provocar reflexão também sobre a importância de instituições como essa disporem de um "recorte cognitivo" e estarem preparadas para “atuar com diferentes populações, setores e espaços”.
O Museu de Itabira, cidade natal de Carlos Drummond de Andrade, foi restaurado com recursos da Prefeitura e do Instituto Estrada Real.
Fonte: UFMG Notícias
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário