domingo, 27 de maio de 2012

Caravaggio e seus seguidores em BH


Medusa Murtola de 1579
A exposição “Caravaggio e seus seguidores” foi aberta ao público em Belo Horizonte desde terça-feira (22/05), na Casa Fiat de Cultura e vai até o dia 15/07. A capital mineira é a primeira cidade da América do Sul a receber a mostra do pintor italiano. A exposição apresenta um conjunto de 21 obras, sendo 7 pinturas de Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571–1610) e as demais de grandes mestres, seguidores do artista – os chamados “Caravaggescos”. O artista é um dos mais famosos do estilo barroco. Além dos seis quadros de Caravaggio, 14 quadros de contemporâneos do pintor, que nele se inspiraram, vão estar expostos. Quando chegaram ao centro cultural, o material da exposição precisou ficar durante dois dias fechado, dentro de caixas, para se adaptar ao novo clima. Segundo especialistas, o valor das obras é incalculável. Mas o seguro que resguarda o material tem valor de R$ 2 milhões. A exposição fica aberta de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h. Nos sábados e feriados, o horário de funcionamento é das 14h às 21h. A Casa Fiat de Cultura fica na Rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, no bairro Belvedere. A entrada é gratuita. Para mais detalhes visite o site da Casa Fiat de Cultura. A imagem acima é a Medusa Murtola de 1579 de Michelangelo Merisi Caravaggio foi aplicada sobre um escudo de madeira de álamo está exposta na Casa Fiat de Cultura.
Fonte: Globo Minas, Casa Fiat de Cultura

((•)) Ouça este post

7 comentários:

  1. Eu fui à exposição de Caravaggio que está sendo um sucesso em BH. Enfrentei com satisfação e ansiedade uma enorme fila para entrar na Casa Fiat de Cultura. É difícil encontrar a palavra certa para representar a emoção de ver os quadros de Caravaggio e de seus seguidores pessoalmente. Vale a pena ver, recomendo a visita.

    ResponderExcluir
  2. Professora, imagino mesmo que seja uma emoção indescritível, ter a oportunidade de ver e entrar em contato com as obras deste renomado pintor Italiano Barroco, realmente vale muito penas conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Olá Célia!!! Quanta saudade de suas aulas!!!
    Também, estive na exposição de Caraviggio, e realmente as palavras somem diante de tamanha obra de arte!

    ResponderExcluir
  4. Samira que bom receber sua visita aqui no Fontes!!! Também tenho saudades dos meus alunos de Biblio aí do UNIFOR. Ah, então se você viu a exposição de Caravaggio entende que é um momento raro. Apareça sempre por aqui e diga aos alunos que mandei um abraço a todos!!
    Célia

    ResponderExcluir
  5. Aproveitei o feriado desta semana pra fazer uma visita em família, e ficamos todos encantados com a exposição. Também recomendo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Célia!! Tudo bem?
    Saudades de você, das suas aulas.
    Também estive na exposição, pena que não nos encontramos!!
    A exposição é realmente maravilhosa.

    ResponderExcluir
  7. Ei Lorena, tudo bem? saudades de vocês também!! E que bom que você curtiu Caravaggio! um abraço
    Célia

    ResponderExcluir