segunda-feira, 14 de maio de 2012

Serviços de Informação: Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal

A Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal, é especializada na área do Direito e possui aproximadamente 100.000 obras divididas em livros, periódicos e materiais especiais, tanto nacionais como estrangeiros. A denominação Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal foi instituída oficialmente em 18 de abril de 2001, homenagem em razão da contribuição do Ministro para a sistematização das decisões predominantes do Tribunal por meio das súmulas, das quais foi o grande idealizador.
Serviços de Informação
A Biblioteca oferece os serviços tradicionais de empréstimo, renovação, reserva, atendimento, cópias, visita orientada e intercâmbio de informações. Além disso, há a Biblioteca Digital, um sistema informatizado que disponibiliza, em meio digital, documentos de diversas áreas do Supremo Tribunal Federal de interesse da sociedade. Destaca-se também o Espaço Aberto, um canal de comunicação com a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal.
A Visita Orientada
A Visita Orientada é oferecida ao público externo e interno, em quatro modalidades: Ambientação de servidores; Ambientação de usuários externos; Exposição de livros da Biblioteca; Exposição comemorativa de Ministros e Exposição Permanente.
Receptividade do Público
Segundo a bibliotecária Célia de Sá Marques de Castro, da Seção de Referência e Empréstimo, a Visita Orientada não é um serviço muito procurado pelos usuários externos, normalmente são instituições de ensino superior, ou grupos que já têm programação agendada em outros setores do Tribunal e aproveitam para agendar visita à Biblioteca.
Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal
No caso dos usuários internos, a Visita é parte do programa de ambientação de novos servidores e, em geral, os participantes demonstram interesse em conhecer a Biblioteca, no material distribuído e algumas vezes já solicitam o serviço de cadastro.
O serviço de Visita Orientada é uma oportunidade de divulgação da Biblioteca, de apresentação do seu regulamento, funcionamento, produtos e serviços e, das suas instalações. É o momento de conquistar o usuário, de mostrar o que a Biblioteca tem e pode disponibilizar. O usuário conhecendo bem o funcionamento e o regulamento da Biblioteca poderá utilizar melhor os serviços que são disponibilizados, com maior rapidez e eficiência. Maiores informações podem ser obtidas através do site: Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal
Publicado pelos alunos Adrieli, Fernanda e Douglas.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário