quinta-feira, 17 de maio de 2012

Setor Infanto Juvenil Biblioteca Pública Luiz de Bessa completa 50 anos


Projeto "Hora do Conto e da Leitura"
O Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, unidade da Secretaria de Estado de Cultura integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, celebra durante o mês de maio os 50 anos de atividades culturais e de incentivo à leitura. Com acervo de aproximadamente 25.000 volumes para empréstimo domiciliar e consulta local, a Biblioteca Infanto juvenil (BIJU) é um espaço onde crianças e adolescentes tem a oportunidade de conhecer os mais importantes clássicos da literatura, os autores consagrados, a produção literária atual e livros informativos de diversas áreas do conhecimento. Somente em 2011, o setor atendeu mais de 60 mil leitores de Belo Horizonte e Região Metropolitana. A BIJU promove ações de mediação e incentivo à leitura, por meio de orientação individual na escolha de livros e de atividades como “Hora do Conto e da Leitura”, oficinas, exposições temáticas e literárias, palestras, bate-papos com escritores e rodas de leitura. O Setor também presta atendimento a escolas públicas e particulares, bem como às demais instituições interessadas em conhecer o espaço e os serviços. Os visitantes recebem informações sobre o funcionamento do setor, acervo e atividades culturais.  
PROGRAMAÇÃO
Data: Dia 14/05 Hora: 15h Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães
Atividade: abertura da exposição “BIJU 50 Anos: um convite permanente à leitura”. A mostra fará uma retrospectiva da história do setor nestes 50 anos, com destaque para as atividades de incentivo à leitura que se consolidaram ao longo do tempo, contando ainda com depoimentos de escritores e leitores sobre o papel desempenhado pela BIJU na formação de seus leitores. Também haverá uma exposição do acervo que compõe a Coleção Memória Infantil Alexina Magalhães Pinto, um resgate das primeiras edições de alguns dos maiores clássicos da literatura infantojuvenil, que ficará à disposição para visitação no Setor.

Data: Dia 19/05  Hora: 10h    Local: Teatro José Aparecido de Oliveira da Biblioteca Pública

Atividade: Hora do Conto e da Leitura Especial, com a contadora Beatriz Myrrha. Narração e leitura de textos de autores brasileiros da literatura infantojuvenil, com acompanhamento musical.
Data: Dia 26/05
Hora: 10h   Local: Teatro José Aparecido de Oliveira
Atividade: Hora do Conto e da Leitura Especial “50 Anos de muita história para contar”, com os contadores de histórias do setor. Haverá narração e leitura de belas e divertidas histórias apresentadas pelos contadores que marcaram a trajetória do setor e que contribuíram para a fidelização do público na atividade ‘Hora do Conto e da Leitura’, realizada normalmente no 3º sábado de cada mês.
Data: Dia 06/06 Hora: 9h30 Local: Espaço Cultural José Aparecido de Oliveira (Teatro de Arena), da Biblioteca Pública
Atividade: Apresentação da peça teatral “Dorotéia, a princesa tagarela”, pela Cia. Fiorini Teatro Mambembe. Fantasia, magia, mistério e imaginação. Uma boa dose de alegria e interatividade. Personagens engraçados e muitos bonecos. O espetáculo trata ludicamente do amadurecimento e da qualidade das relações humanas. Bom humor e interatividade temperam o espetáculo, que promete envolver a platéia num sonho de conto de fadas que se confunde com a vida real.
Fonte: Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais  
Onde funciona a Biblioteca Estadual Luis de Bessa?
 Na Praça da Liberdade, 21 –
Funcion
ários – BH/MG

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário