Biblioteca Pública de Divinópolis |
Com 54 anos de existência, possui um público variado, de diferentes faixas etárias.
Possui cerca de 92.000 mil títulos, dos quais incluem: CDs, DVDs, Fitas VHS cassete, livros, apostilas, periódicos.
Utilizam o software Winises (padrão MARC); da UNESCO.
Atualmente a biblioteca conta com 41 Funcionários e 1 Estagiário, sendo 6 Bibliotecários e 3 profissionais de administração.
Dentre os serviços oferecidos pela Biblioteca estão:
Empréstimo Domiciliar, Empréstimo Especial, Hora do Conto, Noite da Poesia, Noite do Conto, Palestras, Exposições, Oficinas, Oficina permanente de iniciação ao xadrez, Lançamento de Livro, Premiação de Leitores Infanto-Juvenil, Biblioteca Itinerante. A imagem da biblioteca é fortalecida pelas ações itinerantes, como resultado ganha credibilidade para parcerias e apoio a projetos. A descentralização das ações permite que uma grande parte da população desfrute dos serviços prestados pela biblioteca. Ações aos domingos pela manhã atingem outro tipo de público. Todos os serviços são bem aceitos pelo público, porém cada um com seu público específico. Nas oficinas de crochê, por exemplo, o público é de senhoras. Já na de xadrez a maioria é adolescente. A biblioteca é bastante visitada, mas ainda não atinge todas às expectativas, por isso um dos principais objetivos é fazer com que os serviços sejam levados a diferentes pontos da cidade, sob diferentes formas.
Sobre a Hora do Conto
“Temos a hora do conto em 2 situações, a 1ª é as visitas orientadas de escola que termina com uma contação de histórias com a agente cultural da biblioteca que fez oficinas de contação de histórias e sempre que tem ela participa para capacitar o 2º momento é a hora do conto sempre na última 4ª do mês aberta ao público. A receptividade é muito boa. Quando levamos a biblioteca para os bairros a cada 2 meses de acordo com o interesse da comunidade levamos também a hora do conto.” ( Márcia – Bibliotecária Chefe )
Considerações finais
Para cada contexto um novo serviço. Os serviços informacionais, como estudado em sala, possui algumas particularidades (Produção, entrega e uso ocorrem ao mesmo tempo, percepção de qualidade deve ser observada pelo produtor, serviços que não são armazenados, etc.). Percebe-se então que é infinita as formas como se podem levar os serviços aos usuários, cabendo ao Bibliotecário/Gestor da Informação definir de acordo com o seu local de atuação quais os serviços propícios ao seu ambiente de trabalho.
(Grupo formado por Denísio, Maryne e Rodrigo)
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Dentre os serviços oferecidos pela Biblioteca estão:
Empréstimo Domiciliar, Empréstimo Especial, Hora do Conto, Noite da Poesia, Noite do Conto, Palestras, Exposições, Oficinas, Oficina permanente de iniciação ao xadrez, Lançamento de Livro, Premiação de Leitores Infanto-Juvenil, Biblioteca Itinerante. A imagem da biblioteca é fortalecida pelas ações itinerantes, como resultado ganha credibilidade para parcerias e apoio a projetos. A descentralização das ações permite que uma grande parte da população desfrute dos serviços prestados pela biblioteca. Ações aos domingos pela manhã atingem outro tipo de público. Todos os serviços são bem aceitos pelo público, porém cada um com seu público específico. Nas oficinas de crochê, por exemplo, o público é de senhoras. Já na de xadrez a maioria é adolescente. A biblioteca é bastante visitada, mas ainda não atinge todas às expectativas, por isso um dos principais objetivos é fazer com que os serviços sejam levados a diferentes pontos da cidade, sob diferentes formas.
Sobre a Hora do Conto
“Temos a hora do conto em 2 situações, a 1ª é as visitas orientadas de escola que termina com uma contação de histórias com a agente cultural da biblioteca que fez oficinas de contação de histórias e sempre que tem ela participa para capacitar o 2º momento é a hora do conto sempre na última 4ª do mês aberta ao público. A receptividade é muito boa. Quando levamos a biblioteca para os bairros a cada 2 meses de acordo com o interesse da comunidade levamos também a hora do conto.” ( Márcia – Bibliotecária Chefe )
Considerações finais
Para cada contexto um novo serviço. Os serviços informacionais, como estudado em sala, possui algumas particularidades (Produção, entrega e uso ocorrem ao mesmo tempo, percepção de qualidade deve ser observada pelo produtor, serviços que não são armazenados, etc.). Percebe-se então que é infinita as formas como se podem levar os serviços aos usuários, cabendo ao Bibliotecário/Gestor da Informação definir de acordo com o seu local de atuação quais os serviços propícios ao seu ambiente de trabalho.
(Grupo formado por Denísio, Maryne e Rodrigo)
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