quinta-feira, 10 de maio de 2012

Manual para catalogação de obras raras disponível para download

 Em tempos de compartilhamento de informação, de conhecimento e de experiências é com grande alegria que recebi a notícia da disponibilização da publicação denominada Manual para entrada de dados bibliográficos em formato MARC 21: ênfase em obras raras e especiais escrita pela bibliotecária do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) Maria Angélica Ferraz Messina-Ramos e contou com a colaboração das bibliotecárias da UFMG Marlene de Fátima Vieira e Maria Helena Santos. O Sistema de Bibliotecas da UFMG é que está dando acesso á publicação, traz mais informações e publicou  em  seu site: " Elaborado com o objetivo de auxiliar os bibliotecários brasileiros no tratamento de obras raras, o Manual é o único conteúdo em português publicado no Brasil sobre o tema. A obra foi
A disponibilização do Manual tem o objetivo de possibilitar a ampla utilização do conteúdo pelas bibliotecas brasileiras, já que uma das principais ferramentas para catalogação de obras raras, Descriptive Cataloging of Rare Books (DCRB), editado pela Library of Congress, foi publicada em língua inglesa, o que constitui uma barreira linguística para a maioria dos bibliotecários brasileiros.
A primeira edição do Manual para entrada de dados bibliográficos em formato MARC 21 foi publicada no ano passado pela Editora UFMG e distribuída gratuitamente para bibliotecas com acervos raros. Essa iniciativa integra o projeto aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que contempla, além da publicação de um manual, a higienização, acondicionamento e a catalogação de parte do acervo de obras raras da UFMG." Assessoria de Comunicação Sistema de Bibliotecas da UFMG

A disponibilização do Manual Para Catalogação de Obras Raras, aqui no Fontes, foi autorizada pela autora. Para acessar a publicação clique aqui.
((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Obra importante e tão necessária, que com certeza irá subsidiar no tratamento de obras raras, atitude plausível da autora em disponibilizar a sua produção intelectual para auxiliar a aqueles que não dominam outro idioma, como bem mencionada neste post, que se vezes se torna um obstáculo.

    ResponderExcluir