terça-feira, 24 de abril de 2012

Serviços de Informação: Arquivo Público Mineiro

Prédio do APM em Belo Horizonte
Nosso trabalho foi sobre Serviços de Informação no Arquivo Público Mineiro. Como essa disciplina é composta por alunos de Arquivologia e Biblioteconomia, é importante definirmos as diferenças entre Arquivo e Biblioteca. Bem, um arquivo pode ter diferentes definições: pode ser o conjunto de documentos que foram criados ou recebidos por acumulação em uma instituição ou pessoa, no exercício de sua atividade administrativa ou função, preservados e conservados para garantir a apresentação de seus objetivos; pode ser entendido como o objeto onde os documentos são acondicionados, ou então, o próprio prédio, ou seja, a Instituição onde são guardados os documentos de uma Instituição – ou pessoa. Já a Biblioteca pode ser o conjunto de material, impresso (ou não) que não seja produzido pela instituição que detém sua guarda. Podem ser de coleções temáticas (de determinada área) e seu acervo pode ser adquirido por meio de compra, doação  ou permuta. Com essa diferenciação já estabelecida apresentamos, então, pesquisa sobre o serviço de informação que identificamos no Arquivo Público Mineiro - APM. No APM escolhemos o SIA. O Sistema Integrado de Acesso ao Arquivo Público Mineiro  (SIA-APM) é uma base informatizada que apresenta instrumentos de pesquisa, fundos e coleções do APM. Desde 2011m iniciaram-se os primeiros projetos de digitalização da documentação do APM, que originaram diversos bancos de dados independentes. Lançado em 2005, o SIA unificou os bancos de dados e os disponibilizou para o público pela internet. Por ano são, em média, 250,000 acessos ao SIA e 5.000 consulentes que visitam o APM(essa é uma outra diferença entre um arquivo e uma biblioteca: percebe-se que nos arquivos, o número de pessoas que o frequenta é bem menor que uma biblioteca que tem um grande número de usuários. Talvez, isso se dá pelo fato de o acervo de um arquivo  ser bem específico. Pela nossa pesquisa, o setor de comunicação do APM nos informou que não foi realizado nenhum estudo voltado para a aceitação dos usuários do SIAAPM (outra diferença entre arquivo e bibliotecas). Pelo retorno que tivemos pelo "Fale Conosco"do APM: grande parte  elogia a iniciativa do Arquivo em  disponibilizar os documentos que viabilizam pesquisas á distância. O sistema gera relatórios e, de acordos com a estatística de 2011, o APM fechou o ano com 250.000 acessos. Não existe um filtro que permita saber quais os módulos ou  fundos foram mais acessados. Baseado nas demandas do atendimento do “fale  conosco”, há grande procura por documentos sobre a entrada de imigrantes, fotografias, mapas e as Revistas do APM.
Para maiores informações a respeito dos serviços de informação prestados pelo APM, basta visitar o site.
Elaborado pelos alunos: Éder; Janice e Thiara da disciplina Serviços em Unidades de Informação
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