domingo, 15 de abril de 2012

Imaginem um mundo sem direitos de autor nem monopólios

Joost Smier

Este é o título do livro  de Joost Smiers e Marieke van Schijndel que está disponível em português no endereço.  O  Título original é Imagine there’s no copyright and no cultural conglomerates too …. Joost Smiers é professor de ciência política das artes e investigador no Grupo de Investigação sobre Arte e Economia na Escola Superior das Artes de Utrecht (Holanda). Segundo Joost Smiers mais  e mais pessoas começaram a perceber que o sistema de copyright não é justificável. O futuro é a digitalização. Foi o que mais mudou desde 2005. Podemos imaginar que na era digital a troca de música, imagens e textos poderá ser controlada? É possível este mundo sem fronteiras e livre? Estas discussões e outras referentes ao direito autoral vão a acontecer em nossa aula de hoje da disciplina Bibliotecas, arquivos e museus digitais. Você pode participar desta discussão deixando aqui comentários.
((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. O copyright não deixa de fazer sentido com o digital. Pode é não fazer sentido em si próprio, pelo menos nos termos atuais, tal como vigora em alguns países.
    A lógica original do copyright prendia-se com a proteção e pagamento do autor pelo trabalho desenvolvido. Contudo, com o desenvolvimento social, o grosso do pagamento passou para intermediários, que se valem do coyright para proteger os seus lucros e o autor acaba por ser fracamente compensado.
    O digital simplifica a distribuição e desse ponto de vista o autor pode receber diretamente o pagamento pelo seu trabalho sem intermediários, o que é diferente. Não é lógico que alguém não possa receber uma compensação por um trabalho desenvolvido apenas porque se trata de trabalho artistico.

    ResponderExcluir