quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

3 iniciativas de Repositórios brasileiros no Ranking Web of World Repositories.

Repositórios digitais são coleções de informação digital, que podem ser construídas de diferentes formas e com diferentes propósitos.Vale a pena dividir com vocês a mensagem abaixo que recebi sobre os repositórios brasileiros.

O Brasil tem ao menos 3 iniciativas no topo do mundo, segundo o Webometrics. O Scielo (é de se esperar, mas impressiona ser o primeiro colocado, à frente de instituições com cachoeiras de dinheiro, cérebros e citações, como Berkeley), o banco de teses da USP (é possível fazer bons trabalhos acadêmicos pesquisando apenas esse banco de dados, livre e de excelente qualidade), e a biblioteca jurídica do STJ(!!!!! - realmente é de se reconhecer como o tribunal com os instrumentos de informática de melhor qualidade. Mas daí a ultrapassar universidades do mundo todo, impressiona).

Este site, apesar do layout simples, parece ser uma iniciativa bastante competente, vinculada a um conselho científico que se apresenta assim:"

The "The Ranking Web of World repositories" is an initiative of the Cybermetrics Lab, a research group belonging to the Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), the largest public research body in Spain.

Aqui onde está o Scielo e também o Brasiliana da USP:

http://repositories.webometrics.info/topportals.asp

E neste outro link, a USP e o STJ, no topo dos repositórios institucionais:

http://repositories.webometrics.info/toprep_inst.asp

Enviado por luisnassif, ter, 08/02/2011 - 16:46
Por Monier

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário