terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Livro Introdução às fontes de informação

O homem registra sua trajetória no mundo de diversas maneiras. Descobertas, sentimentos e sonhos estão em pinturas, jornais, museus, obras literárias e, mais recentemente, nas páginas da Internet. Procurando difundir o debate a respeito das vertentes de registro e expressão da experiência humana, professores da Escola de Biblioteconomia da UFMG organizaram o livro Formas e expressões do conhecimento - Introdução às fontes de informação, que reúne ensaios de pesquisadores de inúmeras universidades brasileiras.

O objetivo do trabalho é melhorar o auxílio oferecido aos freqüentadores de bibliotecas e centros de dados. "O bibliotecário deve ter ampla noção do universo informacional criado pelo ser humano", diz a professora Bernadete Santos Campello, uma das organizadoras da obra e autora do texto que discute as enciclopédias.


Apesar de direcionado aos profissionais da área, o livro compõe-se de debates de interesse geral para os estudiosos das ciências humanas. O leitor encontrará estudos sobre ficção científica, histórias em quadrinhos, música, dicionários, fontes biográficas, imprensa operária, televisão e vídeo. O primeiro ensaio, de autoria da professora Vera Casa Nova, do departamento de Letras Vernáculas da Fale, é uma análise da literatura. "Tratamos inicialmente de expressões artísticas e depois abordamos os registros criados para organizar o conhecimento", conta o professor Paulo da Terra Caldeira, um dos organizadores da obra.


A iniciativa de organizar o livro surgiu da publicação, pela Editora da UFMG, de Fontes de informação especializadas, trabalho escrito pela professora Bernadete Santos. "Sentimos então a necessidade de discutir as fontes gerais, que abrangem todas as formas de registro desenvolvidas pelo homem", diz Paulo da Terra. Em outubro de 1998, foram impressos mil exemplares da obra, com financiamento da Fapemig.

Título: Formas e expressões do conhecimento - Introdução às fontes de informação Organizadores: Bernadete Santos Campello, Paulo da Terra Caldeira e Vera Amália Amarante Macedo. A editora disponibiliza a publicação integralmente no endereço:
http://www.autenticaeditora.com.br/download/capitulo/20090804164107.pdf

((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário