quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Agora você pode fazer passeios virtuais pelos museus

 Para quem gosta de arte, o Google lançou, no início do mês, a ferramenta Art Project  que permite ao internauta fazer passeios virtuais pelos principais museus do mundo.
Graças ao mesmo mecanismo usado no Street View – recurso de busca que disponibiliza imagens panorâmicas de ruas de países como Estados Unidos, Japão e Brasil –, é possível visitar as galerias como se estivesse dentro delas, movimentando-se em todas as direções, com visão de 360 graus.

Cerca de 17 mil obras de 480 artistas podem ser vistas no computador. Elas pertencem a instituições como o Metropolitan Museum of Art, de Nova York (EUA); Museu Van Gogh, de Amsterdã (Holanda); Palácio de Versalhes, de Versalhes (França); e National Gallery, de Londres (Inglaterra).

Até o momento, são 17 museus de 11 cidades, em nove países. Segundo o Google, mais galerias serão incluídas. A ferramenta surgiu como parte da campanha Projetos 20%, que incentiva o funcionário do Google a dedicar um quinto de sua jornada a pensar em iniciativas que possam se tornar produtos.

AMPLICAÇÃO A equipe responsável passou 18 meses fotografando e catalogando os espaços dos museus e as coleções. Cada imagem tem 7 bilhões de pixels (a câmera digital comum tem, em média, 10 mil pixels). Isso faz com que o internauta consiga ampliar detalhes das obras. Em alguns quadros, como O quarto, de Van Gogh, é possível perceber as pinceladas do artista e, até mesmo, pequenas fissuras na tela. No link Create an Artwork Collection, o internauta pode incluir as obras de que mais gosta em sua própria coleção de arte, além de comentá-las e compartilhá-las nas redes sociais Quer fazer um passeio?Clica aqui!!!

Fonte: www.uai. com.br
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário