sábado, 12 de maio de 2012

Biblioteca virtual

Não há um consenso na literatura sobre o significados dos termos biblioteca digital e biblioteca virtual. Alguns dizem que a biblioteca virtual é algo intangível e cujo conteúdo está acessível na rede de computadores, que é mais autônoma, que está ligada a uma realidade virtual. Neste sentido Gomes (2004)afirma que biblioteca virtual “... é um serviço on-line de informação especializada, criado para atender as novas exigências da pesquisa acadêmica, sobretudo no que diz respeito à agilidade para a obtenção da informação e para a comunicação entre pares." (Gomes, 2004). como exemplos de biblioteca virtual podemos citar a BVS - Biblioteca Virtual de Saúde. O mapa baixo apresenta uma visão sobre biblioteca virtual,  construída a partir do texto de Gomes (2004). Você pode visualizar em tamanho maior, dando um zoom na imagem, arrastando o mouse ou ver em tela cheia.

((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Bem elaborado e esclarecedor esse mapa profª, às vezes confundimos biblioteca virtual e digital, isso talvez se deva a ausência de consenso na literatura como bem mencionado, embora sejam semelhantes por requerer aparatos tecnológicos para disponibilizar informações, sabemos que são divergentes. E ai vai uma pergunta, quais são as reais diferenças entre as ambas?

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisca, tudo bem? Estamos justamente buscando na literatura os subsídios para tentar responder esta pergunta. Os meus alunos estão fazendo coletivamente uma tabela construída no Google Docs com as definições, características e coleção sobre as bibliotecas virtuais, eletrônicas, híbridas, digitais e repositórios institucionais. Assim que discutirmos em sala (amanhã) te passo o link para você ver. Então, por enquanto vamos deixar a sua pergunta reservada.
    abraço
    Célia

    ResponderExcluir