sexta-feira, 25 de maio de 2012

O diagnóstico organizacional em unidades de informação

O diagnóstico organizacional  é uma etapa muito importante do planejamento que permite conhecer uma determinada situação na organização. Na disciplina Serviços de Informação estamos discutindo o tema  e o seu uso aplicado especificamente em unidades de informação e no planejamento de serviços de informação. O diagnóstico pode ser elaborado pela equipe técnica da unidade de informação ou por uma equipe externa formada por consultores. A realização desta atividade exige competência técnica, vivência prática, domínio da literatura sobre o assunto e oferece a oportunidade de troca de experiência com especialistas da área com o objetivo de buscar soluções para as questões identificadas. A elaboração do diagnóstico exige planejamento e preparação da equipe que vai conduzir os trabalhos. Outros pontos importantes são: definir quem vai participar fornecendo as informações, quais as informações serão coletas e preparar um instrumento de coleta de dados para registrar as informações que serão levantadas durante a visita técnica. Podemos pensar em um serviço de informação e, neste caso o planejamento da coleta de dados para o diagnóstico em uma unidade de informação pode ser representado como abaixo:


 Para representar o diagnóstico organizacional que estamos discutindo  elaborei um mapa conceitual  que aparece abaixo. para visualizá-lo use a barra de rolagem na horizontal e na vertical.  Mas, para facilitar a visualização deste mapa que apresenta definição e objetivos do tema inseri um link que abre o mapa em uma versão ampliada. Clique aqui e veja o mapa conceitual. E, claro a nossa discussão continuará em sala de aula. Mas, você pode participar aqui também: deixe o seu comentário


((•)) Ouça este post

7 comentários:

  1. Ainda vou cursar essa disciplina de serviço de informação, e pelo que vejo é bem interessante, realmente este mapa ficou muito esclarecedor quanto às finalidades do diagnostico organizacional. No contexto da unidade de informação este se torna imprescindível, pois proporciona uma visibilidade necessária para a tomada de decisão resultando assim na otimização do que este se propõe a fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profa. Célia, O link pra acessar o mapa conceitual ampliado não está ativo.

      Excluir
    2. Ei Denísio, obrigada pelo aviso. Mas, verifiquei e o link já está funcionando. abraço
      Célia

      Excluir
    3. Com relação ao processo de planejamento, acredito que, o diagnóstico seja a parte mais importante. Uma pessoa de fora da empresa junto com uma pessoa de dentro da unidade podem fazer um bom diagnóstico. A pessoa de fora (consultor)pode enxergar situações que as pessoas que estão envolvidas talvez não percebam. No entanto, as pessoas que atuam diretamente na organização já sabem claramente o que precisa ser mudado e melhorado. O diagnóstico pode ser a ferramenta que irá mostrar se o projeto poderá ser colocado em prática ou não.

      Excluir
  2. O diagnóstico é uma ferramenta essencial no momento de elaboração de um projeto, pois, ele permite com que possamos fazer uma avaliação da organização e através desta avaliação possibilita a criação de um planejamento estratégico que tem como objetivo verificar os pontos fortes e fracos da organização, a fim de criar um plano de trabalho que possa gerar resultados satisfatórios com o intuito de otimizar e maximizar os processos da unidade de informação, gerando uma maior satisfação do usuário em relação a unidade.

    O diagnóstico procura definir a solução ótima para as causas priorizadas durante o planejamento e criar um plano de ação para implementá-las.

    Podemos perceber que no momento da elaboração de um diagnóstico devemos levar em consideração todos os seus agentes sociais, no caso do diagrama acima, devemos considerar os funcionários e os usuários como variáveis que interferem diretamente na elaboração de um diagnóstico, onde ambos devem ser analisados de forma a possibilitar uma maior eficiência no planejamento de uma unidade de informação.

    Um diagnóstico organizacional pode contribuir para uma melhor tomada de decisão, pois é o instrumento que apresenta uma visão global e dinâmica da organização e define um roteiro geral do processo de decisão, não se trata de uma avaliação técnica, mas de um procedimento que habilita a organização obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto de seu negócio.
    Rodrigo Brainer.

    ResponderExcluir
  3. O mapa conceitual do diagnóstico organizacional, ficou super fácil de entender abarcando todas as etapas para um bom diagnóstico. Além disso facilita para quem nunca aplicou um, pois deixa explicito o que se trata, qual é seu objetivo e o que o diagnóstico permite. Aplicando-se o diagnóstico possibilita-se a identificação de determinadas situações antes desconhecidas e com isso facilita a organização de um projeto a ser implementado.

    ResponderExcluir
  4. Nos arquivos o diagnóstico fornece uma análise detalhada dos aspectos relacionados ao funcionamento da instituição, de forma a identificar falhas ou lacunas existentes, permitindo a adoção de medidas que visem a aumentar sua eficiência.

    ResponderExcluir