quarta-feira, 30 de maio de 2012

Metadados

 Há muito tempo os bibliotecários têm encontrado pela frente um ambiente com uma grande variedade de  recursos informacionais que tanto podem ser físicos quanto digitais.  Observa-se que há uma dificuldade de acesso e recuperação da informação ocasionada pelo aumento do volume de informações disponibilizadas, a ausência de uma forma estruturada de representação, uma variedade de usuários e uma diversidade de interesses e de usos da informação. Neste contexto os metadados são recursos importantes para auxiliar na descrição de recursos e facilitar a recuperação da informação.  Mas, quando perguntamos o que você sabe sobre metadados? log vem a resposta: são dados sobre dados. Correto. Mas é suficiente para o entendimento do termo? Segundo Souza; Catarino; Santos (1997, p.95) os metadados surgiram com a necessidade de se criar estrutura para a descrição padronizada de documentos eletrônicos para tornar possível e mais efetiva a recuperação da informação na internet. Para esclarecer sobre o significado do termo buscamos na literatura . Veja a seguir:
#Um registro de metadados consiste de um conjunto de atributos ou elementos, necessários para descrever recursos da web (HILLMANN, 2003)
# Metadados são informações estruturadas que descrevem, explanam, localizam, ou facilitam recuperar, usar ou gerenciar um recurso de informação (HODGE, 2001).

 Outra definição interessante é de Cleveland (1988) citado por Lourenço (2003) e que aparece  representado abaixo. Veja se você entendeu.
É claro que existe muito mais informação sobre metadados que precisamos saber.  Já começamos as discussões em sala de aula. Entretanto, a leitura é fundamental para você buscar na literatura os fundamentos para entender sobre o assunto.  Segue uma relação de alguns de textos que são importantes para leitura. Existem outros, indicados no programa da disciplina. Mas, quero pedir que vocês começem a leitura pelo primeiro da lista:
LOURENÇO, Cíntia Azevedo. Metadados: o grande desafio na organização da
web. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v.17, n.1, p.71-80, jan./abr. 2007 . Disponível em: http://cintialourenco.eci.ufmg.br/downloads/466-986-1-PB.pdf
 LOURENÇO, Cíntia Azevedo; ALVARENGA, Lídia. Análise do padrão brasileiro de metadados de teses e dissertações segundo o modelo entidade-relacionamento. Disponível em:http://cintialourenco.eci.ufmg.br/downloads/Tese_CBBD.pdf.   O presente artigo apresenta a pesquisa realizada em tese de doutorado que analisou o padrão brasileiro de metadados para Teses e Dissertações, o MTD-BR, utilizado no projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica, IBICT, utilizando a metodologia de modelagem de dados, de acordo com as Exigências Funcionais para Descrição Bibliográfica, FRBR, proposta pela Federação Internacional das Associações de Bibliotecas, IFLA, baseada no modelo entidade-relacionamento, MER.
MARTINS, Agnaldo Lopes . Metadados para descrição de documentos remanescentes de fundo eclesiástico: Uma proposta de metadados e biblioteca digital para os assentos de batismo, casamento e óbito da Matriz do Pilar de Ouro Preto.
Nessa dissertação o cap. 4, O TRATAMENTO DIGITAL DA INFORMAÇÃO é interessante para a nossa discussão. a publicação está disponível em: (http://www.gercinalima.com/mhtx/pages/prototipo-btdeci/dissertacoes/martins-al/cap-4--o-tratamento-digital-da-informacao.php)


((•)) Ouça este post

3 comentários:

  1. É verdade, quando falamos de metadados nos vem à mente a “clássica” definição dados sobre dados. Já conhecia este texto da profª Cíntia Lourenço, e muito nos faz refletir sobre o papel dos metadados como instrumentos de padronização e categorização para as informações no ambiente web, facilitar a inserção de conteúdos de modo a proporcionar a sua eficiente recuperação, são alguns dos objetivos destes, e se torna um desafio já que este ambiente é tido muito dinâmico e mutável. Este artigo exemplifica os tipos de metadados quanto a sua função, é sem duvida um tema que denota muita discussão. A autora traz alguns pontos de vistas variados de pesquisadores do temas de acordo com a área de atuação destes. Através da leitura deste texto fica claro cada vez mais para a necessidade destes instrumentos como meio de facilitar e direcionar as informações ao usuário, principalmente no meio digital.

    ResponderExcluir
  2. Célia e alunos,

    Uma observação. O link de acesso ao artigo LOURENÇO, Cíntia Azevedo. Metadados: o grande desafio na organização da
    web está incorreto, ele remete ao 2ºtexto das autoras ( Cintia e Lidia), Segue o link correto: http://cintialourenco.eci.ufmg.br/downloads/466-986-1-PB.pdf

    Abraços.

    Alessandra Santana

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Alessandra. Vou alterar no post e inserir o link correto. Novamente obrigada
    abraços
    Célia

    ResponderExcluir