Fonte: http://www.istockphoto.com |
☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺
"Parabenizo o Centro Universitário de Formiga e a professora Célia Dias pela iniciativa do Blog, agradeço o convite para participar deste encontro virtual e repasso a vocês, futuros colegas bibliotecários, algumas informações sobre a minha vida profissional.
Em 1987, comecei a trabalhar no Arquivo Público Mineiro (APM), instituição centenária, subordinada à Secretaria de Estado de Cultura, que tem como finalidade orientar o processo de gestão, executar o recolhimento, a guarda e a preservação e promover o acesso ao acervo arquivístico da Administração Pública Estadual e dos documentos privados de interesse público. Trabalhei, primeiramente, como atendente na Sala de Consultas, uma espécie de “bibliotecária/arquivista de referência”, o que me proporcionou um vasto conhecimento do acervo bibliográfico e documental e dos instrumentos de pesquisa necessários para o bom atendimento aos usuários do APM. A partir dessa experiência, fiquei tão entusiasmada que busquei o caminho para ser “realmente” uma bibliotecária. Em 1998, conclui o curso de Biblioteconomia, na Escola de Ciência da Informação da UFMG e passei, então, a coordenar a biblioteca do APM. Uma das realizações dessa época foi a criação do Alertarquivo, publicação mensal dirigida aos funcionários, com informações sobre os livros, folhetos e periódicos recebidos pela biblioteca. Coordenei, também, o Projeto de Obras Raras e a publicação do CD Obras Raras e Preciosas do Arquivo Público Mineiro. Em 2003, assumi a Diretoria de Gestão de Documentos (DGD) e estou nesse cargo até hoje. Essa diretoria planeja e coordena os programas de gestão de documentos junto às instituições da Administração Pública Estadual. Ela presta assistência técnica a essas instituições quanto ao processo de análise, avaliação e seleção de documentos produzidos, tendo em vista a sua destinação para a guarda permanente ou a eliminação daqueles destituídos de valor informativo e probatório. Ressalto, aqui, um grande projeto coordenado pela DGD, iniciado em 2007 e finalizado em 2010, que consistiu na elaboração do Plano de Classificação e na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo para as atividades finalísticas dos órgãos do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. Destaco, também, a publicação do Manual de Gestão de Documentos (Cadernos Técnicos do Arquivo Público Mineiro, v.1) em 2007.É um trabalho gratificante! Plantamos sementes para colhermos a preservação da memória administrativa do Estado de Minas Gerais!Convido vocês para uma visita ao Arquivo Público Mineiro. Ela poderá ser agendada por meio do e-mail da Diretoria de Acesso à Informação e Pesquisa: daip.apm@cultura.mg.gov.br. Será um prazer recebê-los!". Augusta Aparecida Cordoval Caetano
((•)) Ouça este post
Interesante a forma como ela conheceu o curso de biblioteconmoia e se interessou pela profissão!Seria muito bom fazer uma visita tecnica ao APM!
ResponderExcluirVale a pena conhecer o APM Natália, pelo belíssimo trabalho que eles fazem pela preservação da memória.
ResponderExcluirMuito importante este depoimento, pois nos mostra que assim que estivermos no mercado de trabalho teremos que realizar vários projetos, como a bibliotecária Augusta.Obrigado pelo convite para visitar o APM, com certeza nos proporcionará novos conhecimentos.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa desse novo espaço em que relata experiências de outros profissionais da área, pois além de conhecermos um pouco sobre a trajetória de cada um, desperta um novo ânimo para nós estudantes...Vlw!!
ResponderExcluirEste espaço é muito importante para nós estudantes, que aspiramos seguir nesta profissão.
ResponderExcluirSeria muito bom se aqui funcionasse como um portal do egresso. Com dicas, e postagens de estímulo.
Alexandra
ResponderExcluirvamos conversar um pouco mais sobre isto?