terça-feira, 1 de março de 2011

Serviço de Referência (Magda)

O texto que selecionei para o estudo sobre o Serviço de Referência foi publicado na Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, Nova Série, v.1, n.1, p. 38-72, 1999. O periódico é de responsabilidade da FEBAB- Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários de autoria da Professora Doutora Neusa Dias de Macedo e do Professor e na época doutorando em Ciências da Informação, ECA- USP, Fernando Modesto. Exemplar disponível na Biblioteca Ângela Vaz Leão- UNIFOR MG.

O trabalho intitulado de Equivalências: do Serviço de Refêrencia convencional a novos ambientes de redes digitais em bibliotecas, aborda as mudanças nas atividades frente as novas tecnologias no final do século XX. O texto está dividido em duas partes no início relata o Serviço de Referência convencional definido pelos autores: ¨O SRI pode ser representado como o coração do sistema bibliotecário no qual é bombardeado todo sangue informacional, o qual prévia e tecnicamente tratado irá prover os usuários os pontos diversos de acesso à informação bibliográfica registrada [ por autor, título, assunto]. Considerando o SRI como o orgão central de circulação da informação da Biblioteca[...]¨.

Na segunda parte comenta os Novos Ambientes Informacionais mediados por Redes Digitais, e a questão do Serviço de Referência frente as novas tecnologias, deixando de lado a interação humana, segundo MODESTO ¨o face a face entre os três pilares do SRI : usuário-informação-desejada-bibliotecário(e ou intermediário qualificado).
O texto nos permite ¨comparar dados e pensar alto sobre a significação do Serviço de Referência e Informação¨ palavras do resumo da primorosa obra.
Diante do estudo que estamos realizando, nos informar sobre o Serviço de Referência convencional e da atualidade é de suma importância para termos uma posição crítica e reflexiva de atividades que iremos efetuar futuramente. Assimilar novos conhecimentos é sempre bom e prazeroso e temos a possibilidade de sermos inovadores.

Visitem o site da FEBAB em http://www.febab.org.br/ há notícias sobre eventos de nosso interesse.

Magda Medeiros
Terceiro Período Biblioteconomia
((•)) Ouça este post

4 comentários:

  1. Valeu Magda!!!
    Gostei da postagem. Acho que você trouxe elementos interessantes para o debate em sala. Assim podemos começar discutindo o que o autor quiz dize com pensar "alto sobre a significação do Serviço de Referência e Informação"? Vamos discutir?!
    Profª. Célia

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua idéia, estou levando para sala cópia do trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Como você exemplifica a fala do MODESTO sobre os três pilares do SRI?

    ResponderExcluir
  4. Ola!
    MODESTO diz que frente as novas tecnologias os três pilares da biblioteca convencional que são: 1: usuário 2: informação desejada e 3: bibliotecário vão deixar de acontecer com frequência devido o uso da internet,acessar as informações a longa distância.
    Para entender melhor tenho o texto integral, se quiser lhe disponibilizo!!

    ResponderExcluir