Pessoal da disciplina gestão de documentação I, o próximo tema que será discutido em sala é documento e documento de arquivo. Para começar as discussões você vai pesquisar o tema em fontes de informação credenciadas. Trabalhar em trio, escolher 1 dos tópicos abaixo ( que está entre barras ), elaborar um texto inserindo as citações corretamente, indicar no final do post a referência da fonte consultada e nome dos membros do grupo, não esquecer de colocar um título. O tema foi dividido em partes para facilitar a distribuição das tarefas. 1)/Documento e documentos de arquivo (definição, finalidade)/ 2)características de um documento de arquivo/3)classificação (gênero)/, 4)classificação (natureza do assunto) /5)tipologia/,/ 6) valor dos documentos/ 7) Arquivos (definição, função)/; 8) documento eletrônico e digital (definição e características). Você pode postar até o dia 24/03 e vamos discutir na próxima aula. Bom trabalho!!!
Este blog, criado pela Profª. Drª. Célia Dias, tem como objetivo ser um canal de comunicação e um espaço para o compartilhamento de informações e experiências entre alunos, professores do curso de biblioteconomia, profissionais e todos os interessados em gestão da informação/ conhecimento em contextos diversos, arquivística e assuntos afins.Sejam bem vindos,entrem, leiam e participem!!
quarta-feira, 23 de março de 2011
Tarefa p/ o 5º período disciplina gestão de documentos I
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5º período,
disciplina Gestão de Documentos I
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CLASSIFICAÇÃO QUANTO À NATUREZA DO ASSUNTO
ResponderExcluirA natureza do assunto é divida em ostensivos ou ordinários, ou seja, a classificação é dada aos assuntos aos quais a divulgação não prejudica a administração;
sigilosos, ou seja, aqueles que, por sua natureza, devem ser de conhecimento restrito, exigem medidas especiais para salvaguardar sua custódia e divulgação.
Os documentos sigilosos podem ser dividos por graus
de sigilo:
* Ultra-secreto: excepcional segurança, planos, projetos de guerra ou científicos, negociações militares e políticas.
* Secreto: planos de operações militares, planos de operações econômicas.
* Confidencial: o conhecimento por pessoas não autorizadas pode comprometer a sociedade.
* Reservado: assuntos que não devem ser do conhecimento do público em geral.
Amparo legal:
DECRETO Nº 5.301 DE 9 DE DEZEMBRO DE 2004 - Regulamenta o disposto na Medida Provisória no 228, de 9 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a ressalva prevista na parte final do disposto no inciso XXXIII do art. 5o da Constituição, e dá outras providências.
DECRETO Nº 4.553, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2002 - Dispõe sobre a salvaguarda de dados, informações, documentos e materiais sigilosos de interesse da segurança da sociedade e do Estado, no âmbito da Administração Pública Federal, e dá outras providências.
REFERÊNCIAS
CONTEXTO informacional: informação em foco. Disponivel em: http://www.contextoinformacional.com/2010/12/classificacao-de-documentos-natureza-do.html>. Acesso em: 23 mar. 2011.
CORREIA, Anna Elizabeth Galvão C.; OLIVEIRA, Maria Cristina Guimarães. Técnica de arquivo:
texto didático. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1997. Disponivel em: < http://pt.scribd.com/doc/14343700/Tecnica-de-Arquivo>. Acesso em: 23 mar. 2011.
Makhlouf, Basma;Cavalcante,Lídia Eugênia.AVALIAÇÃO ARQUIVISTICA:bases teóricas, estratégias de Aplicação e instrumentação.Disponível em:Acesso em:22 mar.2011.
ResponderExcluirValor do Documento
A noção de valor é estudada por vários autores da literatura contemporânea da área arquivística. O valor é um conceito central para a avaliação arquivística, que consiste em determinar o valor dos arquivos.
A centralidade do valor de um documento e avaliada em relação à qualidade documental dos arquivos públicos.
Schellenberg (1956, 1965) desenvolveu toda uma teoria de valor, pela qual se tornou conhecido, de acordo com Cook (1997), como o pai da avaliação arquivística, teoria esta que propõe dois tipos de valores aplicáveis ao contexto dos documentos: valor primário para a gestão de criação e valor secundário
para outras instâncias e utilizadores.
Os documentos públicos são gerados para realizar as finalidades
para as quais um organismo foi criado: administrativo, fiscal, legal e
operacional. Os documentos públicos são preservados em uma instituição
arquivística definida, porque têm um valor que existirá por longo tempo, mesmo depois que cessam de ser do uso corrente e porque terão valores importantes para outros usuários que não os atuais. (HSCHELLENBERG, 1984, p.58)