O Serviço de Referência destina-se a dar apoio aos usuários para o uso e exploração dos recursos de informação impressos, eletrônicos ou virtuais, existentes na Rede de Bibliotecas da UPF ou disponibilizados na web.
Para Talavera Ibarra (i998, p.2) o serviço de referência pode ser definido do seguinte modo:
“ o serviço que facilita o acesso à informação, e que especialmente ajuda o utilizador a localizar a informação procurada é o serviço de referência. Este serviço, tradicionalmente definido como aquele que relaciona o utilizador que tem uma necessidade de informação com os recursos ou fontes que vão satisfazer as suas necessidades”
Fonte: http:/WWW.scielo.org.pe/pdf/biblios/n28/aO2n28.pdf
É possível constatar que a dimensão humana, isto é, o contato pessoal entre o utilizador e o bibliotecário aparece como elemento comum e essencial.
Todo aquele serviço que na biblioteca está incumbido de responder, informar e orientar o utilizador nas suas pesquisas e dúvidas.
Objetivos e funções:
Um serviço de referência deverá ser organizado em função dos utilizadores reais a quem a biblioteca serve.
Bertrand Calenge (1996) defende que acolher, orientar e informar são os aspectos base.
Processo:
Recursos materiais e instrumentos de trabalho:
• Instalações e localização;
• Equipamentos: tel., fax.computadores pessoais, impressora, scanner, fotocopiadora, ligação a internet;
• Fontes e recursos de informação: catálogos, boletins, bibliografias, enciclopédias, anuários, dicionários, atlas, CD-ROM,COMUT, serviços baseados na internet;
• Criação de um arquivo ou base de dados.
Perfil do bibliotecário de referência:
Mediador entre o usuário em busca de informação e de recursos impressos ou eletrônicos onde essa mesma informação se encontra.
Precisa- se de três domínios fundamentais:
1. o visível- aparecida física, o comportamento amável e o vocabulário utilizado visando o acolhimento cortês;
2. o relacional- na competência técnica, contratual e ritual;
3. a relação pesquisa-ação- que o obriga a uma ação pró-ativa na procura de informação, criando formas de auto-formação constantes.
Dele será exigido um perfil polivalente que reúna competências e qualidades que poderão sistematizar em conformidade com diversos autores.
Competências de trabalhos técnicos:
• o domínio das técnicas da entrevista de referência;
• conhecimentos das obras de referência;
• compreensão da relação entre fontes de informação primária e secundária;
conhecimento vastos da tecnologia de informação e comunicação
Etapas(Processo)
Recepção e identificação da pergunta
Entrevista de referência
Estratégias de pesquisa e obtenção de resposta
Fornecimento da resposta e verificação da sua pertinência.
Nos documentos de pesquisa, encontramos as particularidades que nos interessava e pudemos sanar dúvidas,avivar a nossa curiosidade, preencher e aguçar ainda mais o nosso idealismo profissional ,sem deixar de pronunciar o gosto que já está arraigado em nossas veias pela nobre profissão.Já se pode notar a ânsia que demonstramos para desempenhar com bastante vigor e rigor esta prática milenar que com presteza serve a infinitas pessoas em todos os âmbitos do universo,e, por conseguinte, leva a todos o que há de mais valioso: a informação.
Eis a questão a colocá-la no dia-a-dia deste profissional:
Qual o grande desafio da era da informação para o bibliotecário?
Não basta só conhecer os diversos instrumentos da tecnologia da informação, mas distinguir as informações confiáveis que devem ser passadas aos usuários.É ser o porta-voz fiel da informação e deve ser um exímio profissional pela capacidade de discriminar as informações válidas e úteis das inúteis , tudo isso culminando num ambiente atrativo e favorável aos seus usuários.
Relato da execução deste trabalho:
Ao realizarmos este trabalho, primeiramente pesquisamos vários artigos sobre Serviço de Referência. Assim que checamos os mais viáveis para a concretização do nosso intento, optamos por este dois artigos que abordamos nesta página. Tivemos a noção exata do que nos foi proposto a realizarmos este trabalho. Os artigos que trabalhamos vieram nos aclarar com mais evidência pela busca desejada.Assim que localizamos os preferidos, fizemos uma outra leitura geral, uma leitura técnica ,um apanhado do vocabulário desconhecido, formulamos a questão, demos a resposta ,comentamos, concluímos e estamos aqui postando no blog Fontes. Foi bastante válido.
Rosalinda e Beatriz/ 3º perído de Biblioteconomia.
Fontes:
http://WWW.upf.tche.br/biblio/index.php?option=com-content&task=view&=id=29&Itemid=53
http://febab.org.br/rbbd/ojs-2.1.1http://febab.org.br/rbbd/ojs-2.1.1/index.php/rbbd/article/viewPDFInterstitial/91/97/index.php/rbbd/article/viewPDFInterstitial/91/97
Rosalinda e Beatriz, que ótimo!! Já que vocês postaram, então vou comentar. Gostei demais, fiquei até com dúvida se vocês copiaram da fonte consultada, mas acho que tem texto redigido por vocês, não é? E, que bom que vocês registraram como fizeram a pesquisa. Vamos discutir em sala os elementos que vocês trouxeram. Em relação às fontes consultadas, sugiro inserir os elementos completos da referência.Valeu meninas!!!!!
ResponderExcluirQueridas...
ResponderExcluirAdorei o trabalho de vocês, parabéns!
Diante do exposto, vocês encontraram dificuldades? Quais? Como fizeram para solucionar?
Obrigada!!!
Oi,Gi, que bom receber seu comentário e que gostou.Não tivemos muita dificuldade não, foi bastante interessante pesquisar esse assunto, pois muito nos interessou.
ResponderExcluirBjs