quinta-feira, 28 de abril de 2011

Bibliotecários em ação: Compartilhando Experiências

Biblioteca  escolar, que lugar é este? Biblioteca escolar é...... Um mundo, .... um   lugar mágico, ....um lugar onde descobri como é bom ler um livro,  um lugar onde eu consegui me realizar... um lugar onde eu descobri o conhecimento!

 Para compartilhar conosco  a sua  experiência profissional, aqui no Fontes, convidei uma bibliotecária com sólida experiência no universo da biblioteca escolar: Sônia Grandi. Fiz o convite e ela aceitou.  Li o texto da Sônia, gostei e  certamente ele produzirá efeitos. Este breve relato nos revela sobre a força de uma escolha, a dedicação de um profissional, a busca pelo conhecimento e a descoberta de ter acertado nesta escolha. Do ponto de vista técnico é carregado de significados e pode ajudar a descobrir este universo chamado biblioteca escolar. É uma honra poder publicar um pedacinho da sua trajetória aqui no Fontes e  obrigada!!
 ☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺











"Para a primeira pessoa a quem eu disse que ia cursar Biblioteconomia, ouvi a seguinte pergunta: “Biblio oooquê?
Mas, isso não me surpreendeu nem me desencorajou, até mesmo porque uma das minhas melhores amigas (bibliotecária) foi uma grande incentivadora nessa escolha.
Comecei minha carreira profissional como secretária bilínque, trabalhando sempre em empresas multinacionais. Até que surgiu esse “turning point” em minha vida. Resolvi prestar vestibular para Biblioteconomia. Portanto, escolhi a carreira não porque já havia trabalhado em biblioteca e precisava da graduação para melhorar meu salário e posição. Nem mesmo, por exclusão nas escolhas. Escolhi porque, após conversar muito com minha amiga, percebi que era uma profissão com a qual eu me identificaria muito. E isso realmente aconteceu. Sou bibliotecária por paixão!
Prestei vestibular para o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, na FESP, em São Paulo e, já no terceiro ano, comecei meu estágio na área escolar, numa das melhores escolas de São Paulo – Escola Graduada de São Paulo (Escola Americana – Graded School). Foi o emprego que me abriu as portas para o segmento de bibliotecas escolares. E nunca mais saí dessa área.
Depois, trabalhei por quase 10 anos, no Colégio Santo Américo, onde tive a oportunidade de desenvolver toda a minha habilidade técnica e, principalmente, de gerenciamento de biblioteca, que, por sinal, é uma das minhas habilidades preferidas. Nessa época, tive o grande desafio de reestruturar a biblioteca e desenvolver projetos pedagógicos junto com o corpo docente que marcaram a biblioteca do Santo Américo como um padrão de excelência nesse tipo de atuação. Com aulas e professoras exclusivas de biblioteca, desenvolvemos um projeto pedagógico que contemplava a biblioteca como setor fundamental nas atividades de leitura, orientação de estudos e pesquisa.
Iniciei, nessa época, junto com outras colegas bibliotecárias escolares, um grupo que congregava profissionais da área escolar com o objetivo de disseminar e fortalecer a nossa profissão e, ainda, contribuir para o desenvolvimento dos colegas que escolhiam a área escolar como opção de trabalho.
Após 2004, comecei a fazer consultorias em escolas, sempre com a finalidade de melhorar o desempenho do profissional bibliotecário de cada instituição, através de orientação e assessoria na perspectiva de seu trabalho.
Em 2006, fui contratada para montar e organizar as bibliotecas de uma grande escola judaica bilíngüe, cujo currículo é baseado numa perspectiva de investigação e que tem a leitura e a pesquisa como prioridades na grade curricular. É onde estou até hoje, inclusive, trabalhando arduamente para a construção de um “Media Center” para o ano de 2012, que congregará todas as mídias de informação e leitura num espaço amplo, moderno, arrojado e receptivo.
Continuo prestando consultoria às escolas e a algumas editoras e, também participando e ajudando a organizar  conferências, encontros, simpósios e palestras para entidades nacionais e internacionais significativas na nossa área de atuação.
É assim que eu penso e é assim que eu faço. Desenvolvo meu trabalho com muito amor e dedicação, porque simplesmente GOSTO DO QUE FAÇO!"
SONIA MARIA GRANDI – Bibliotecária Coordenadora da Escola Beit Yaacov – São Paulo, SP     CRB-8/5498Fonte da imagem:  Blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas da Guia
Eu gostei muito do relato de experiência da Sônia, ele é motivador. E você? Registre no Comentários o que você aprendeu com este post.
((•)) Ouça este post

4 comentários:

  1. Profissionais atuantes que demonstram no seu trabalho cotidiano o prazer, dedicação e entusiasmo fazem a diferença.É assim que construiremos com êxito o nosso trajeto profissional.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o relato da Sônia Grandi, saber que a biblioteca escolar pode ser uma ótima opção de trabalho.Também escolhi o curso por me identificar com a área. Tudo na vida feito com esforço, dedicação e amor resultam em satisfação profissional e pessoal.

    ResponderExcluir
  3. A Sônia resaltou um fato muito comentado pela Campello que o fato do profissional bibliotecário trabalhar em conjunto com os professores da instituição a qual pertence para estimular a criança desde pequena pelo gosto da leitura!Parabéns pelo trabalho que ela desenvolve.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Sônia Grandi por ter compartilhado com agente suas experiêcias e seu trajeto de vida profissional!É assim com relatos como seu que nós deixa cada dia mais e mais motivados e a continuar sempre fortalecendo a nossa profissão.Desejo a você que a construção do Media Center ocorra das melhores formas possíveis pois o objetivo é sensacional!

    ResponderExcluir