quarta-feira, 6 de abril de 2011

Serviço de Referência Virtual(Ana Vanessa,Janaína,Vinícius )

Exercer a arte do serviço de referência é a única maneira satisfatória que existe para aprendê-la”.  Denis Grogan

Devido às mudanças tecnológicas ocorridas atualmente os serviço de referência virtual vem se aprimorando a cada instante, pois as questões da prática tradicional dos serviço de referência feitas no balcão das bibliotecas acaba de ser transformado, para os novos softwares on-line, criando a possibilidade de novos programas que criam as redes colaborativas de bibliotecas,expandindo o acesso dos serviços de referência virtual. Segundo Arellano(2001) “ surgimento dos serviços de referência têm sido considerados como uma função de ensino para o uso racional dos recursos das bibliotecas. Iniciar um serviço de referência virtual requer levar em consideração como ele se enquadra dentro da missão da biblioteca e na cultura institucional, especificamente sua aceitação tanto pela gerência como pelo pessoal, e a possibilidade de contar com a infra-estrutura tecnológica apropriada para o projeto. Existe atualmente a necessidade, reconhecida dentro das diferentes iniciativas, de padrões que permitam a interoperabilidade dos serviços e do contínuo trabalho de testagem dos diferentes softwares que estão sendo usados pelas bibliotecas. Pode-se concluir que um primeiro exame das novas tecnologias aplicadas ao serviço de referência aponta para uma futura reprodução, quase idêntica em tempo real, da relação bibliotecário-usuário no balcão de referência das bibliotecas tradicionais”. Seu objetivo é informar todas as demandas dos usuários devido os grandes contextos remotos,utilizados da web assim tornar acessível todo o acervo das bibliotecas on-line.Com as grandes possibilidades das redes obtém se grandes recursos para serem utilizados,Arellano (2001) mostra alguns recursos que podem ser utilizados como: via correio eletrônico; Ask A Service, como o Ask-A-Scientist(recebem perguntas sobre uma área da ciência via email); Ask-A-Librarian- acessado através da homepage da biblioteca; Ask-An-Expert- conta com a participação de especialistas(voluntários, orientadores, bibliotecários e outros) e podem ser chamados de especialistas da informação porque realizam o trabalho similar àquele já estabelecido na biblioteca física.
Referência:ARELLANO,Miguel Angel Márdero. Serviços de referência virtual. Ciência da informação, Brasília, v. 30, n.2, p. 7-15, maio/ago.2001
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9 comentários:

  1. Ese post nos leva a pensar em alguns aspectos que vocês levantaram: Redes colaborativas de bibliotecas, refletir sobre o papel do serviço virtual de referência antes de implementá-lo,pensar nas diferentes demandas dos usuários de bibliotecas e ainda qual o tipo de serviço deverá ser implementado de acordo com o perfil da biblioteca e do cliete desde serviço de informação . O que vocês acham?

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  2. Claro todo sistema de informação deve levar em conta o usuário e uma postterior recuperação da informação porque sem este elemento,um sistema de informção não tem utilidade!

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  3. Conforme duas leis elaboradas por Ranganathan:¨A cada livro o seu leitor e Para cada leitor o seu livro.¨ As bibliotecas são voltadas para atender os usuários para quem ela foi desenvolvida, e os usuários demandam serviços destas unidades de informação por estarem a seu alcance. Redes colaborativas aumentam as possibilidades de satisfação total dos clientes quando a Bk não dispor do material procurado. Estudos de usuários são fundamentais para o levantamento do perfil destes indivíduos, para assim, a Bk. delinear atividades de acordo com sua clientela.

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  4. Esses tipos de questionamentos devem ser feitos intensamente, a satisfação do usuário é o que move todo o sistema. Não podemos acomodar perante as dificuldades e inovar sempre que possível, pois o mundo já nos cobra isso.

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  5. Tudo o que for utilitário no contexto informacional visando a usufruir os recursos e ao bom atendimento do usuário,é bem-vindo e de inteira relevância, pois o que é mais precioso nesse parâmetro é a informação repassada de maneira ampla, pronta e eficiente, reproduzida similar em tempo real, tornando assim os serviços via web acessíveis e utilizados satisfatoriamente.

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  6. Todos sabemos que o usuário é o alvo de todo centro informacional, sendo assim todo o sistema deve direcionar-se inteiramente a ele, buscar formas de satisfazê-lo, mas para isso temos que conhecer esse usuário podendo usar métodos de estudo que facilitarão a adequação do sistema de informação.

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  7. Achamos que devem ser de responsabiblidade de todas as bibliotecas satisfazer bem seus usuários buscando novas formas de satisfazê-lo para uma consulta ampla de valores proporcionados a informação.

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  8. Uma unidade de informação sempre deverá fazer estudo de Usuários ele é que determinará como o profissional irá disseminar a informação frente as necessidades do seu público.

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  9. A tecnologia facilita muito a vida dos usuários, porém todo projeto que engloba informatização deve ter como ponto principal um bom levantamento de requisitos, identificando as particularidades e necessidades de cada biblioteca. Só assim a ferramenta será bem recebida pelos usuários.

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