quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bibliotecário da UFMG ministrou palestra sobre Serviço de Referência Digital

Este post tem tudo a ver com a nossa discussão sobre serviço de referência virtual ou digital. Relata a palestra do bibliotecário da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG -  Face - Leonardo Renault, mestre em Ciência da Informação pela UFMG,  que falou sobre Serviço de Referência Digital na Universidade Federal do Espírito Santo, na sexta-feira 25 de março de 2011.  O Serviço de Referência Digital (SRD) baseia-se na prestação de serviços à distância para orientação de usuários com foco na utilização de ferramentas de tecnologia de informação e comunicação. Vale a pena conferir a palestra do Leonardo Renault que traz muita informação ao assunto que estamos discutindo em sala de aula. Clique aqui e veja no link a palestra na íntegra. 
Fonte: Biblioteca Universitária da UFMG
Veja a palestra que foi disponibilizada e escreva em Comentários o que você aprendeu!!         
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9 comentários:

  1. Esta palestra mostra como nós pesquisamos com eficiência para o trabalho de Referência Virtual.
    Renault(2011) define que de acordo com a Reference and User Services Association(2004, p. 9)¨referência virtual é um serviço de referência iniciado eletronicamente[...] em tempo real, onde usuários usam computadores para se comunicar.¨ Vários artigos postados tem o mesmo consenso.
    É interessante que ele questiona como estruturar um SRD, minha postagem também refletiu sobre: traçar planos de ação, saber o perfil do usuário, os recursos que possuo, a implantação irá melhorar a comunicação? Estamos no caminho certo,estudar sobre a realidade que vivemos vai ser fundamental para nossa profissão.

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  2. A palestra ministrada pelo Leornado Renault resalta o que foi falado em sala de aula e tema de trabalho,ele cita os novos rumos proporcionados pela tecnologia para o desenvolvimento do serviço de referência.Ele propõe que haja um estudo antes de implantar este serviço para ver se atenderá de maneira satisfatória as necessidades do usuário e da própria instituição,além de dar ênfase na divulgação desse serviço pelas instituições através de redes sociais.Ele também cita alguns sites nacionais e internacionais que despõem deste serviço.Deve ter sido uma palestra ben enriquecedora para quem teve a oportunidade de conferir!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. A versatilidade da web no cotidiano traz a biblioteca inúmeras disponibilidade de recursos de comunicação, porém cabe ao bibliotecário responsável elaborar métodos de atendimento ao usuário, medindo os recursos disponíveis e aceitação do público, concluindo minha reflexão sobre a apresentação deve-se ter um cuidado para se implantar o serviço uma vez que deve se adequar a realidade da instituição levando um serviço de qualidade ao usuário.

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  5. O serviço de referência digital torna-se cada vez mais viável nos dias de hoje, pois ele oferece o acesso aos serviços de informação de qualquer lugar e pressupondo-se que cada vez as pessoas estão disponibilizando de menos tempo para ir até um desses centros informacionais, a internet proporciona um certo conforto, e também interatividade que o usuário pode ter. Além disso o serviço de referência digital conta com vários meios de acesso, o que torna ainda mais fácil a adequação para seu público.

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  6. O ambiente eletrônico para a disponibilização de informações vem incorporando com freqüência os serviços oferecidos pelas bibliotecas, procurando proporcionar facilidades na localização de informações e de documentos nas redes eletrônicas...reforçando o que foi falado em aula.

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  7. A cada nova postagem , ou a cada novo artigo que lemos, podemos perceber que a grande preocupação do Bibliotecário é realmente com a recuperação e disseminação da informação.

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  8. Pode-se dizer que oferecer Serviços de Referência Digital/Online são a mais recente oportunidade das instituições para atenderem seus usuários a distância. Não somente nas universidades, este tipo de serviço pode ser oferecido em quaisquer tipo de organizações, afim de atender o público através do meio digital, levando a organização até ele.
    A criatividade deve ser colocada em prática nessa hora, para criação dos serviços: Pergunte a um bibliotecário - meio de comunicação sempre disponível (24/5, 24/7) cujo bibliotecário responde a dúvidas e solicitações; serviço de normalização de trabalhos acadêmicos - através de email, por exemplo; disseminação seletiva da informação - listas com informações específicas conforme o perfil do usuário, podem ser boletins informativos, jornais eletrônicos, clipping etc.
    Muitas são os novos serviços e suportes com qual o bibliotecário trabalha. Só ainda não entendi porquê muitos dizem que a profissão vai acabar.

    Visitem nosso blog sobre Fontes de Informação Digitais
    (fontesdeinformacao-digitais.blogspot.com)

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  9. Recebi o comentário das alunas de biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás sobre este post. Não sei porque o texto delas não apareceu, então estou publicando para elas. Carla Ferreira e Helouíse Hellen deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Bibliotecário da UFMG ministrou palestra sobre Ser...":

    Pode-se dizer que oferecer Serviços de Referência Digital/Online são a mais recente oportunidade das instituições para atenderem seus usuários a distância. Não somente nas universidades, este tipo de serviço pode ser oferecido em quaisquer tipo de organizações, afim de atender o público através do meio digital, levando a organização até ele.
    A criatividade deve ser colocada em prática nessa hora, para criação dos serviços: Pergunte a um bibliotecário - meio de comunicação sempre disponível (24/5, 24/7) cujo bibliotecário responde a dúvidas e solicitações; serviço de normalização de trabalhos acadêmicos - através de email, por exemplo; disseminação seletiva da informação - listas com informações específicas conforme o perfil do usuário, podem ser boletins informativos, jornais eletrônicos, clipping etc.
    Muitas são os novos serviços e suportes com qual o bibliotecário trabalha. Só ainda não entendi porquê muitos dizem que a profissão vai acabar.

    Visitem nosso blog sobre Fontes de Informação Digitais (fontesdeinformacao-digitais.blogspot.com)
    Postado por Carla Ferreira e Helouíse Hellen no blog Fontes em 20 de junho de 2011 17:15

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