quarta-feira, 6 de abril de 2011

Serviço de referência virtual (Magda)

Diante das mudanças tecnológicas e com o surgimento da biblioteca virtual foi proporcionado, segundo Mendonça(2006) ¨uma transformação no modus operandi das bibliotecas.¨ O bibliotecário mediador entre a informação e o usuário, deve se adaptar a esta realidade e conjugar suas técnicas bibliográficas com as novas tecnologias. O atendimento ao público tornou-se diversificado, o serviço de referência tradicional o face a face usuário- profissional da informação, abre espaço para o serviço virtual que utiliza as facilidades oferecidas pela tecnologia(MENDONÇA,2006). De acordo com Ferreira(2004) este serviço ¨diz respeito a uma rede de conhecimentos técnicos, intermediação e recursos colocados à disposição de alguém¨ que procura informação num ambiente em linha. O serviço de referência virtual começou a ser vislumbrado no final da década de 80, com os catálogos sendo disponibilizados pelas bibliotecas na internet. Atualmente as bibliotecas respondem aos usuários utilizando meios eletrônicos. Márdero Arellano(2001) cita alguns exemplos: via correio eletrônico; Ask A Service, como o Ask-A-Scientist(recebem perguntas sobre uma área da ciência via email); Ask-A-Librarian- acessado através da homepage da biblioteca; Ask-An-Expert- conta com a participação de especialistas(voluntários, orientadores, bibliotecários e outros) e podem ser chamados de especialistas da informação porque realizam o trabalho similar àquele já estabelecido na biblioteca física.


Seu objetivo é atender as necessidades informacionais dos usuários, que tem dificuldades de encontra-las sozinho nesta ¨teia de informações¨ que é a internet, o bibliotecários indicam-lhe o caminho. Mendonça(2006) evidência que : A tendência é que a oferta dos serviços de referência digital se amplie nas bibliotecas e que se instalem serviços que funcionem em tempo real, utilizando-se dos chats e das mensagens instantâneas, entre outros recursos que a tecnologia possa oferecer.


A referência digital é encontrada em bibliotecas acadêmicas, públicas, especializadas, orgãos independentes, através de links dispostos nas homapage das instituições, que oferecem respostas as questões dos usuários ,estes serviços são denominados de ¨Fale conosco¨ ou ¨Fale com o bibliotecário¨. É importante ressaltar que o serviço digital deve ser planejado, visando uma estruturação ideal compatível com o interesse dos usuários e do sistema. Porque é um público exigente, e é o elemento fundamental das unidades de informação, seja, tradicional ou virtual e requer sempre qualidade e eficiência nos serviços que utiliza.

Referências:

FERREIRA, Maria Izabel G. de Matos. High tech/high touch: serviços de referência e mediação humana. Disponível em:< www.apbad.pt>. Acesso em: 05 abr. 2011.

MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel. Serviços de referência virtual. Ciência da informação, Brasília, v. 30, n.2, p. 7-15, maio/ago.2001.

MENDONÇA, Marília Alvarenga R. Serviço de referência digital. In: MARCONDES, Carlos H.(Org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador: UFBA; Brasília: IBICT, 2006.

((•)) Ouça este post

10 comentários:

  1. 2 pontos importantes merecem destaque: se adequar às novas exigência de tecnologia e a importância do planejamento do serviço digital levando em conta os interesses da biblioteca, do sistema e dos usuários. Vamos discutir em sala?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua formatação no texto, estou com dificuldades na postagem. No rascunho aparece de uma forma na página oficial aparece de outra.

    ResponderExcluir
  3. O mercado exige que nos adequemos com as novas ferramentas de trabalho que nos são impostas,e que busquemos um aprimoramento,que tenhamos iniciativas,que busquemos sempre o aprendizado.

    ResponderExcluir
  4. É importante o aprendizado constante, lidar com a propagação da informação requer um profissional atuante, criativo, flexível e participativo em diversos setores da sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Podemos notar que os serviços digitais não se limitam apenas às bibliotecas universitárias, passando também à públicas.E isso tende a ir além. Daí a importância nas trocas de experiência, na busca por habilidades tecnológicas e atualização constante.

    ResponderExcluir
  6. Interessante notar a preocupação com o usúario, a chave mestra de todo o sistema de informação. Planejar para melhor informar é pressuposto de economia de tempo, tanto para o usuário como para o bibliotecário.

    ResponderExcluir
  7. A adequação ás tecnologias como já disse em outro comentário é coercitiva, quem espera ser um bom profissional tem que estar familiarizado com essa forma de trabalho. O planejamento deve visar primeiramente o usuário, pois é ele o cliente dos centros informacionais, quanto às outras adequações depende de cada centro, de suas prioridades.

    ResponderExcluir
  8. As bibliotecas ao fornecerem esse serviço, devem projetar meios focados nos interesses dos usuários, os quais já têm e privilegiam esse recurso, pois veem nele a potencialização da aquisição mais notória nesse universo de busca de informação: o imediatismo, o ineditismo.
    A receita dos tempos modernos é adequar-se e explorar essa tão espetacular ferramenta tecnológica. É a modernidade ditando as regras.É preciso profissionais que sobressaiam nesse mercado de trabalho,que sejam seletivos, pois o público tende a corresponder.

    ResponderExcluir
  9. As bibliotecas que fornecem serviços de informações digitais busca aprimorar seus campos vastos de uma expansão ampla que se aprimora seus conhecimentos muito mais bem produtivos ao conteúdo das informações.

    ResponderExcluir
  10. As ferramentas de referência virtual tem sido aprimoradas e renovadas constantemente, com o intuito de tornar o acesso aos acervos mais simples e atrativo. É imprenscindível que o profissional da informação acompanhe esta evolução, se tornando apto a prestar seus serviços com qualidade e eficiência.

    ResponderExcluir