quinta-feira, 7 de abril de 2011

Serviço de Referência Virtual ( Beatriz, Denilson, Rosalinda)

Histórico, objetivo e definição
O nascimento da referência virtual trata-se do resultado da revolução da informática, que propiciou a transformação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em poderosas ferramentas de organização e difusão do conhecimento. Nesse processo, “as atividades [do] Serviço de Referência foram sendo alteradas e incrementadas em virtude do aparecimento de novas tecnologias” (PASQUARELLI, 1996, p.38), especialmente da Word Wide Web, que “representa uma mudança de paradigma radical com relação aos serviços bibliotecários” (MARCONDES; MENDONÇA; CARVALHO, 2006, p.175)
Mas o que seria um serviço de referência? Uma definição simples pode ser dada, Segundo Shera (1966, p. 21) “o serviço de referência abrange todo o espectro que inclui desde uma vaga noção de auxílio aos leitores até um serviço de informação muito esotérico, muito abstrato e altamente especializado. “Assim podemos resumir o serviço de referência virtual como uma ferramenta com o mesmo objetivo dada ao serviço de referência convencional, porém de maior praticidade e acesso, pelo grande alcance da internet.
Recursos utilizados e exemplos
Na Internet se encontra bibliotecas que oferecem serviços de referência no tempo real, via acesso à base de dados, telefone, e-mail, formulário na Web, videoconferência, e chats. Como vimos os recursos utilizados são de variadas formas, no exterior diversas bibliotecas estão realizando testagem de serviços de mensagens de e-mail instantâneos chamados de "Live Help", os quais provêm apoio na pesquisa e navegação para os usuários das bibliotecas na Web. Um exemplo é o NCI Information Specialists, que dá apoio ao serviço "Live Help" do National Cancer Institute com informações sobre o câncer, não dá consultas, mas dá assistência às pessoas que navegam no seu site. A home page com o piloto do serviço está no endereço http://cancer.gov/livehelp/beta/phase2.html. Os promotores do projeto mantêm os usuários atualizados com as mudanças no serviço e aceitam as sugestões dos participantes no período de testes. Há também o serviço de referência via e-mail do qual possui as mesmas vantagens que o via telefone, permitindo o envio e recebimento da informação no horário mais conveniente para o usuário. Até a videoconferência de referência tem sido utilizada como ferramenta de referência virtual.
Outro serviço que se destaca é o Ask-An-Expert (AskA), ele é dinâmico e tem como objetivo desenvolver atitudes necessárias para a pesquisa nos seus usuários, “As pessoas que servem na referência digital são especialistas (voluntários, orientadores, bibliotecários e outros); podem ser chamadas de especialistas da informação porque realizam o trabalho similar àquele já estabelecido na biblioteca física. Alguns desses serviços têm um público específico, como o Kids Connect, para estudantes de primeiro grau, outros direcionados aos professores desses alunos, como o AskERIC, e outros oferecem informação específica sobre um assunto para todo tipo de público, como o MAD Scientist Network. Atualmente esses serviços de referência oferecem dois tipos de especialidade, informação sobre temas práticos e informação de referência e instrutiva.” Kasowitz (1998).

Referências:
Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2011.
Disponível em: http://revista.ibict.br/pbcib/index.php/pbcib/article/viewFile/596/12>. Acesso em: 06 abr. 2011
KASOWITZ, Abby S. Guidelines for information specialists of K-12 Digital Reference Services. Virtual Reference Desk Publications, Oct. 1998. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2011.
MARCONDES, Carlos H.; MENDONÇA, Marília A.; CARVALHO, Suzana M. Serviços via web em bibliotecas universitárias brasileiras. Perspect. Ciênc. Inf., Belo Horizonte, v.11 n.2, p.174-186. Mai./ago. 2006.
PASQUARELLI, M. L. R. Procedimentos para busca da informação: capacitação do aluno de graduação. Brasília: Thesaurus, 1996. 88 p.
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12 comentários:

  1. Pessoal, de acordo c/o que vocês colocaram no post acima, quero perguntar o seguinte: conseguimos abrir mão do uso das tecnologias de informação em nossos trabalhos? qual o papel das TICs neste processo?

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  2. Hoje em dia isso é praticamente impossível!As novas tecnologias ampliam as chances de atender com maior eficiência o usuário,facilitando assim o processo de comunicação do usuário com o bibliotecário.As TICs propõem um novo campo de atuação para o bibliotecário e facilita a vida deste!

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  3. A tecnologia faz parte do nosso dia a dia, ficar sem ela é excluir-se da sociedade, somos de um tempo que estar atualizado é vital. Informação virou poder. A amplitude e diversidade de fontes(TICs) fará com que haja uma aumento na demanda de mediadores da informação em consequência um mercado de trabalho ávido por excelentes profissionais.
    Sonho em fazer parte dele, e vocês?

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  4. Bom quanto a abrir mão do uso da tecnologia de informação seria fácil, porem voltaríamos aos processos longos e demorados feitos manualmente nas unidades de informação, o que não é viável para a quantidade de informação existente em circulação.
    Quanto ao papel da TICs é a disponibilidade de informação rápida e corrente, a tecnologia empregada é de suma importância para o processo funcionar.

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  5. Com a imensa quantidade de informações dos mais variados suportes, não fazer uso da tecnologia existente seria um retrocesso, até porque acho que ainda daremos passos importantes para melhorar ainda mais, como por exemplo, a criação de leis eficazes que punem crimes virtuais.

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  6. Seria uma retroatividade abrir mão do uso tecnológico da informação, pois o mundo nos acondiciona em sofistificação em todos os setores, nos impulsiona a buscarmos o ineditismo e ainda mais a velocidade com que tudo transcorre, é imprescindível a busca incessante e rápida dos meios tecnológicos.Avante!

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  7. Acredito que, a facilidade no acesso a informação que essas tecnologias oferecem não pode ser substituída, dessa forma acredito não que seja impossível, mas sim inviável abandonar o uso das mesmas, já que, em um mundo onde tudo tem se tornado cada vez mais globalizado, isolar a informação contida nas bibliotecas apenas em seu acervo físico, seria como retirar as mesmas do processo evolutivo da sociedade.

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  8. Abrir mão do uso das tecnologias é algo inconcebível atualmente. O ser humano tende a se acomodar com as mais diversas situações, e se há um mecanismo que proporciona uma facilidade de acomodação, este é a internet. Torna-se indispensável o uso das tecnologias pela quantidade imensa de informações e até mesmo pela rapidez com que essas informações são disseminadas e se tornam obsoletas.
    O papel das TICs é tornar essas informações acessíveis e de fácil manutenção.

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  9. Acho que abrir mão do uso das tecnologias não tem como,pois a cada instante um novo progresso vem se modificando todos nossos serviços,tornando eles on-line.Isso atende as grandes mudanças de nossos Serviços.Já o papel das TICs propõe algo inovador para ser mudado.

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Não há como se pensar em SRI sem a utilizaçao de tecnologias,elas são imprescindíveis.

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  12. A cada dia que passa fica mais difícil viver sem as novas tecnologias,pois elas sempre facilitam nossos trabalhos,acho que não seria impossível, mas acredito que devemos progredir,seguir em frente.

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