domingo, 24 de abril de 2011

Twitter: o que é? pra que serve?

 O Twitter é um micro-blog, um lugar para você publicar pequenos textos (mensagens) com até 140 caracteres (incluindo espaço e pontuação). Essas mensagens são chamadas individualmente de “Tweets” – ou seja, traduzindo do inglês, “piados”, como o som que os passarinhos fazem. Por isso mesmo que o logotipo do Twitter (palavra que também significa “pio”, “piar”) é um passarinho azul.
Assim o Twitter é uma lista de pequenas mensagens que alguém publica sobre diversos assuntos e temas e que qualquer um pode ler e acessar, como uma página de um blog ou site. Serve especialmente para trocar informações, manter-se informado sobre o que outras pessoas estão fazendo e também para você divulgar informações e falar de suas atividades, sobre qualquer assunto que seja do seu interesse ou que você queira, pode ser usado até em bibliotecas.  Já tem muitas bibliotecas usando? Você sabia? Você conhece alguma biblioteca que está usando o twitter para se comunicar com o seu público? então, use o espaço Comentário para nos contar.
((•)) Ouça este post

10 comentários:

  1. A sociedade da informação com as redes sociais eletrônicas é uma realidade. Diante disso as bibliotecas tradicionais não podem ficar paradas no tempo assistindo as mudanças de braços cruzados. O Twitter, atual fenômeno das redes sociais eletrônicas pode trazer muitos benefícios para a melhoria dos serviços e da comunicação das bibliotecas. O twitter possui vantagens: é rápido, gratuito, simples, eficiente, breve e provê informações instantâneas. Ainda não conheço bibliotecas que utilizam...taí uma ótima sugestão para a biblioteca onde trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Gisele, bom dia!!
    Existem bibliotecas que estão usando, sim. Já até falei isto em sala. Mas, aí vai então o dessafio para você: descobrir quais as bibliotecas estão usando e depois postar uma notícia aqui no Fontes, ok?

    ResponderExcluir
  3. O seu post ,e aguçou a curiosidade e logo procurei bibliotecas que fazem uso dese recuros e descobri a Biblioteca da ECA em São Paulo e até conversei com a bibliotecária Sarah Lorenzon através do Live Chat e tirei muitas dúvidas e ela me esclareceu sobre algumas dúvidas.Foi ótimo, através do seu Blog Fontes , estou descobrindo muitos horizontes. Está sendo muito engrandecedor para mim, pretendo alçar voos.

    ResponderExcluir
  4. O meu papel é este mesmo, é provocar vocês para fazer movimentos em direção à descoberta de novos conhecimentos. E que bacana, Rosalinda que você ficou curiosa, procurou e descobriu. Agora sabe o que está faltando? dividir conosco a sua experiência, nos conte como foi o contato com a Sarah, o que você descobriu! Também fiz contato com uma pessoa chamada Sarah e estou preparando o material para compartilhar com vocês. Vou publicar um post que vai ser a sequência deste que vocês leram. Até breve!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, como eu comentei em sala sobre os cuidados com os erros ortográficos,peço desculpas, pois errei ao digitar a palavra desafios que saiu com 2 S.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante este post.Só conhecia algumas bibliotecas que utilizavam o twitter, mas sei que muitos bibliotecários fazem o uso dessa rede social.Acho que o twitter ajuda a muito o contato com o público e também de para mostrar para todos que as bibliotecas e seus funcionários andam atualizados com as redes sociais.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal
    A Giseli já publicou a relação das bibliotecas que estão usando o twitter. Dá uma olhada no post. Ficou ótimo!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia gente, gostei muito do post sobre o twitter(principalmente pq tem tdo a ver com meu TCC)queria deixar aqui a dica pra tdo mundo de uma biblioteca(UFLA-Universidade Federal de Lavras)que tem como ferramenta de comunicação o twitter e tbem um blog(que está sempre atualizado)e possuí tbem perfil no facebook, aliás li hj uma notícia quentinha lá(neste mês de maio vai haver um espétaculo sobre uma das maiores obras literárias do séc. XX que foi escrita por George Owell:1984) vale a pena acessar uma destas ferramentas ou tdas e ficar por dentro de tdo o que anda acontecendo na nossa área e principalmente lá na UFLA. Como estou em processo de pesquisa pro meu projeto assim que tiver novidades deixo a dica pra vcs aqui certo?
    Bjos e tenham um ótimo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  9. É sempre bom inovar em nosso ambiente de trabalho está aí uma ótima opção,aproveitar os meios de comunicação e as novas tecnologias para promover a biblioteca!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia genteee!!!!
    Entrei em contato com a UFMG e descobri (via e-mail) que algumas das bcas lá fazem uso de vária mídias sociais como é o caso de algumas bibliotecas do SB-UFMG que já são adeptas às mídias sociais como twitter e/ou blogs.Caso queiram conhecer, visite http://twitter.com/#!/BibEtelvinaLima
    Esta informação me foi passada pela Bibliotecária Elaine Diamantino-Biblioteca da Escola de Ciência da Informação/UFMG - só pra lembrar que a interatividade da biblioteca da UFMG merece nota 10 recebi minha resposta rapidinho.
    Bjos, p/ tdos!!!

    ResponderExcluir