quarta-feira, 6 de abril de 2011

Serviço de Referência Virtual(Matheus, Alexandra)

Quanto a definição de Serviço de Referência Digital, Moreno (2005) diz que é “um serviço de filtragem de informação em base de dados de recursos digitais disponíveis na Web que consiste na utilização da tecnologia de agentes a fim de proporcionar ao usuário uma interface capaz de atender as suas necessidades informacionais.”
Segundo Moreno (2005) O Serviço de Referência Digital “foi projetado não só com o objetivo de permitir aos usuários locais e externos um instrumento de pesquisa, mas também colocar disponível a comunidade de pesquisadores e estudiosos um instrumento ágil de difusão e intercâmbio.” Ele é visto como uma prática facilitadora do acesso à informação devido à quebra da barreira do espaço físico e temporal favorecendo assim o contato do bibliotecário com o usuário.
Moreno (2005) salienta que o “ambiente eletrônico para a disponibilização de informações vem incorporando com freqüência os serviços oferecidos pelas bibliotecas, procurando proporcionar facilidades na localização de informações e de documentos nas redes eletrônicas. Entretanto, muitos usuários encontram dificuldades na interação com certas interfaces, o que torna a busca por informações desestimulante e muitas vezes estressante. Deste modo, buscam-se alternativas para tornar as interfaces humano-computador mais amigáveis e ‘inteligentes’.”
Buchanan (1999) apud Moreno (2005) afirma que “os fornecedores de informação mantêm grande poder e responsabilidade ética, pois, eles devem preservar valores culturais e especificidade, enquanto oferecer os melhores serviços àqueles que necessitam deles.”
Os bibliotecários de referência on line estão se especializando no uso das tecnologias e das obras de referência existentes na rede.
OBJETIVOS
Para Moreno (2005) o Serviço de Referência Digital “[...] tem como objetivo estar atento a sua contribuição no sentido de evitar ou amenizar problemas da sua comunidade, oferecendo sua ajuda na disponibilidade de informação para a redução de danos proporcionando maiores benefícios para a comunidade.”

Referências

Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/
CienciadaInformacao/Dissertacoes/moreno_ps_me_mar.pdf. Acesso em: 06 abr. 2011

Disponível em: http://disseminacaodainformacao.blogspot.com/2010/01/resumo-servico-de-referencia-virtual_754. Acesso em: 06 abr. 2011.

MATOS, Márcia Melo. Referência on-line: relato de experiência. R. eletrônica de Bibl. Ci. Inform., Florianópolis, n. 20, 2º semestre de 2005. 79 p.
((•)) Ouça este post

9 comentários:

  1. Diante do exposto em relação às "dificuldades (dos usuários) na interação com certas interfaces" , só nos cabe perguntar: o que pode ser feito?

    ResponderExcluir
  2. Para minorar os problemas existentes entre usuário e interfaces “complicadas” se faz necessário um trabalho em conjunto de profissionais da informação, com profissionais da informática. Trabalho este que tem sido utilizado por muitos profissionais da área da biblioteconomia . Exemplo desta integraçao é o nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Cabe a nós entender o perfil do usuário,e fazer treinamentos para tentar sanar certas deficiências.Afinal auxiliar o usuário no que ele deseja é um trabalho que cabe a nós.

    ResponderExcluir
  4. A interdiciplinaridade é fundamental nestas duas áreas do conhecimento para a satisfação do elemento fundamental das unidades de informação: o usuário. As interfaces devem ser de fácil assimilação para o sujeito, para que a inclusão digital seja alcançada.

    ResponderExcluir
  5. Uma das alternativas viavéis para esse impasse é a criação de interfaces de fácil manejo com profissionais da área de informática, tendo o cuidado de fazer antes uma pesquisa com os usuários para saber sua real dificuldade. Outra alternativa são os treinamentos dos usuários, que quando bem executados, trazem ótimos resultados.

    ResponderExcluir
  6. Tudo que é novo traz mudanças que podem nos repelir ou impulsionar nossas ações.O fato é que, quando esbarramos nas dificuldades,não podemos hesitar em avançar.Temos que inovar frente ao desconhecido,mesmo que seja árduo o percurso.Aqui, neste contexto, o usuário é o mais vulnerável a encontrar dificuldades, por isso , para que se alinhe nessa interação, deveria dar aos alunos durante a vida escolar, oportunidades de estar em contato com esse meio de comunicação, a fim de familiarizar-se com esses serviços tão utilitários e promissores da informação.Seria uma transposição de barreiras.

    ResponderExcluir
  7. As tecnologias oferecem várias formas de acesso. Cabe ao centro informacional estudar a satisfação de seu usuário e desenvolver um sistema que agrade à maioria, e mesmo assim oferecer cursos de capacitação para que essa interação seja mais fácil.

    ResponderExcluir
  8. Pode ser feito uma pesquisa de campo para debater todas as dificuldades dos usuários.Contendo grandes conteúdos das munandas tecnológicas que poderão atender os seviços a serem utilizados.

    ResponderExcluir
  9. É importante lembrar que, a integração entre serviços de referência virtual e ferramentas tecnológicas é uma realidade relativamente nova, e que as pessoas terão uma certa dificuldade para se adaptar ao seu uso. Por este motivo, acredito que é muito importante a boa comunicação entre profissionais das áreas de biblioteconomia e informática, como já foi citado pela colega Alexandra acima. Além disso acredito que seja válido investir em treinamento dos usuários, para que os mesmos possam se ambientar a essa nova realidade, que trata de forma diferente o serviço de referência virtual.

    ResponderExcluir