domingo, 3 de abril de 2011

Serviço de Referência Virtual (Cleidiane, Natália R., Kênia)

O serviço de referência, cuja finalidade é prestar assistência ao usuário e favorecer o acesso às fontes de informação, inscreve-se no mundo virtual, buscando otimizar o acesso à informação e atender às demandas reprimidas. Assim, surge o Serviço de Referência Virtual (SRV), que utiliza recursos eletrônicos no seu processo de comunicação com o usuário, para assistí-lo em suas pesquisas. Os recursos tecnológicos permitem que os usuários submetam suas questões ao SRV, em qualquer hora e de qualquer lugar do mundo: "Referência virtual é um serviço de referência iniciado eletrônicamente, frequentemente em tempo real, onde usuários utilizam computadores ou outra tecnologia da Internet para se comunicarem com a equipe de referência sem estar fisicamente presente".(BOTTARI;SILVA,p.3). O serviço de referência virtual é visto como uma prática facilitadora do acesso à informação devido à quebra da barreira do espaço físico e temporal favorecendo assim o contato do bibliotecário com o usuário e promovendo. Diante do exposto, podemos perceber a importância do serviço de referência virtual como fonte de acesso à informação de maneira mais rápida e ágil contribuindo para que esses serviços sejam oferecidos em qualquer espaço e momento, expandindo a comunicação entre usuários e bibliotecários de referência. Márdero Arellano (2001, p.8) apud Bottari (2005) acrescenta "Os serviços de referência virtual estão se tornando realidade, e são parte ativa na evolução dos serviços de bibliotecas na Internet".

Os SRVs podem ser realizados utilizando-se várias ferramentas de comunicação, como E-mail, formulários Web, chat, videoconferência, e os chamados Web contact center sftware (Live Persons, Virtual Reference Software, 24/7 Referece, Question Point). Uma característica que se destaca nesses projetos é a dos bibliotecários de referência on line que estão se especializando no uso das tecnologias e das obras de referência existentes na rede.
Objetivos
Disseminar as publicações existentes nas bibliotecas através da disponibilização do catálogo on-line, e permitir acesso na íntegra a várias publicações eletrônicas, produzidas ou publicadas. Possibilitar consulta eficiente na Internet, de maneira organizada, com informações relevantes que atendam às necessidades dos seus usuários, através da disponibilização do site de bibliotecas virtuais.
Exemplos práticos
Há um serviço de referência on line criado pela Library of Congress em parceria com a on line Computer Library Center que é o question point que foi disponibilizado em junho de 2002, às bibliotecas participantes permanecem interligadas em rede e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, a qualquer usuário, em qualquer parte do mundo provendo informação com credibilidade. ARELLANO (2001, p. 10 appud SOUSA;LIMA) afirma que "o primeiro serviço de referência on-line, no mundo, a funcionar 24 horas por dia, foi o da North Carolina State University Virtual Reference Service", utilizando-se o Library Systems and Services (LSSI) Virtual Reference Desk, software implantado no primeiro semestre de 2001, desenvolvido para o comércio eletrônico e perspectivas dos serviços de referência digital.


Referências
Disponível em:http://disseminacaodainformacao.blogspot.com/2010/01/resumo-servico-de-referencia-virtual_754. Acesso em: 29 de mar. de 2011.

MATOS, Márcia Melo. Referência on-line : relado de experiência. R. eletrônica de Bibl. Ci. Inform., Florianópolis, n. 20, 2º semestre de 2005. 79 p.
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4 comentários:

  1. Clediane, Natália e Kênia li o texto de vocês e fiz algumas ajustes de formatação. Na próxima postagem, não se esqueçam de preencher os marcadores.Eles são importantes no momento das nossas buscas. Aproveitei para colocar o link na Universidade do Estado da Carolina e para enviar uma pergunta no Ask Us. Vamos aguardar a resposta e aí conto p/todos vocês.
    Valeu pelo texto!

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  2. Como foi comentado pela prof.Célia o serviço de referência virtual da Universidade da Carolina do Norte, citado por vocês funciona com eficiência, a resposta a consulta foi rápida e educada. Conforme o trabalho desde 2001 foi implantado, com certeza, ao longo destes anos houve modificações e aprimoramento do serviço.
    Podemos aprender com eles,pois já tem uma base consolidada no assunto.
    Ficou excelente o post.Parabéns.

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  3. O serviço de referência virtual disponibilizado pela Library of Congress é o sonho de consumo de todo pesquisador. Nesse exemplo temos a preocupação com o romper das barreiras geográficas e temporais, trazendo mais possibilidades de pesquisas para os interessados.

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  4. O que impera nesta era é a maximização e importância da disponibilização virtual, a interação entre nações de povos distantes e conectados por uma causa nobre,construindo elos em favor da busca profícua da informação.

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