terça-feira, 23 de agosto de 2011

Comunicação cientifica (Jordano, Paulo Henrique, Rodrigo)

A comunicação cientifica nos mostra o que define uma pesquisa, pois a partir da pesquisa é preciso fazer a comunicação de seus resultados para um determinado público, ela esta ligada a disseminação dos resultados de pesquisa e a troca de informações entre os usuários de determinada comunidade, pode ser também definida como a troca de informações entre os membros da comunidade cientifica, incluindo atividades associadas a produção e uso da informação.

A principal função da comunicação cientifica é dar continuidade ao conhecimento cientifico, que dá a possibilidade de disseminação de tal conhecimento á diferentes cientistas, que a partir daí podem desenvolver outras pesquisas ou dar resultados a pesquisas anteriores, e ate mesmo novas perspectivas no campo desejado.

Existem varias mudanças no suporte que encontram-se cada vez mais dinâmicas e interativas, em vários espaços colaborativos, que em forma de debate e enriquecimento de idéias fazem a pesquisa com uma estrutura mais sólida, mas não se deve considerar colaboração apenas citações de autores mais sim um trabalho conjunto.

A comunicação cientifica ganhou formas inovadoras a partir da década de 90 com as publicações cientificas eletrônicas, que mudaram radicalmente o sistema tradicional.

Para melhor identificar como funciona o sistema de comunicação cientifica e o movimento pelo acesso aberto, temos de considerar o contexto em que o sistema opera, por isso ela é um dos muitos grupos sociais que compõe a sociedade contemporânea sujeita as forças presentes nessa sociedade.

((•)) Ouça este post

Um comentário: