terça-feira, 23 de agosto de 2011

Comunicação científica (André, Beatriz e Laís H.)

A comunicação científica é entendida como a comunicação de resultados de pesquisas à comunidade científica e também à pessoas interessadas, essa difusão facilita a criação e a disseminação de conhecimentos e de pesquisas.

A comunicação científica baseia-se na comunicação comum do dia a dia, salvo que a científica tem o caráter de divulgar resultados de pesquisas de diversas áreas do conhecimento facilitando outros pesquisadores dar seguimento às suas próprias pesquisas e/ou motivá-los a produzir cada vez mais.

Sendo comunicação, pode ser apresentada de diversas formas, em diversos suportes. Apresenta-se principalmente por dois canais: o formal e o informal.

A comunicação formal é direcionada a um público potencialmente grande, porém, proporciona pouca interação entre esse público e o pesquisador, o que pode vir a ser desinteressante, pois estamos numa época onde preza-se muito pela interatividade, pelas discussões que ela oferece, geralmente são informações mais antigas e que podem ser armazenadas e recuperadas. Os exemplos mais comuns de instrumentos usados na comunicação formal são: periódicos, livros, teses, dissertações e anais de reuniões científicas.

A comunicação informal apresenta um público mais restrito, porém com mais capacidade de feedback, que é o retorno, ao pesquisador, sendo essas geralmente informações que não podem sem armazenadas e nem recuperadas, representa a parte do processo invisível ao público, está caracterizada por contatos pessoais, conversas telefônicas, correspondências, cartas, pré-prints e assemelhados

O trabalho científico, propriamente dito, é avaliado, segundo Demo (1991), pela sua qualidade política e pela sua qualidade formal. Qualidade política refere-se fundamentalmente aos conteúdos, aos fins e à substância do trabalho científico. Qualidade formal diz respeito aos meios e formas usados na produção do trabalho. Refere-se ao domínio de técnicas de coleta e interpretação de dados, manipulação de fontes de informação, conhecimento demonstrado na apresentação do referencial teórico e apresentação escrita ou oral em conformidade com os ritos acadêmicos.


DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. São Paulo: Cortez, 1991. Disponível em: . Acesso em 23 ago. 2011.

MUELLER Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN Beatriz Valadares; KREMER Jeanette Marguerite (Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a definição deste assunto [" Comunicação Científica"] está bem objetivo.

    ResponderExcluir