sábado, 6 de agosto de 2011

20 anos da web!!!!

Hoje é o aniversário da web! Este post  apresenta uma adaptação do texto em inglês que fala do nascimento, da evolução e do futuro da web. Se ainda, existe alguém que pensa que nossas vidas não foram modificadas por ela, vale a pena ler o texto a seguir, refletir e começar a acompanhar os acontecimentos pois há muito tempo  já fomos envolvidos pela tecnologia. Atualmente, pensamos assim: será que conseguimos viver sem ela?

www.www.www.www.www.www.www.www.www.www.www.www.www.www.www.www.www.www.
No dia 06 de agosto de 1991, há 20 anos a Word Wide Web foi disponibilizada para  uso público. A World Wide Web tem seu fundamento no trabalho que Tim Berners-Lee fez na década de 1980 no CERN, a Organização Européia para Pesquisa Nuclear. Ele estava procurando uma maneira para que os físicos pudessem  compartilhar informações em todo o mundo, sem  que todos usassem os mesmos tipos de hardware e software. Isso culminou em seu artigo 1.989 que propõe "Um grande banco de dados com links de hipertexto digitado.
Em 6 de agosto de 1991, a World Wide Web foi ao vivo para o mundo. Não houve alarde na imprensa global.  Na verdade,  a maioria das pessoas ao redor do mundo nem sequer sabe o que a Internet era. Mesmo se o fizessem, a revolução da Web inaugurou ainda, mas um brilho nos olhos de Tim Berners-Lee.  Em vez disso, o lançamento foi marcado por meio de um post curto de Berners-Lee, no grupo alt.hypertext, que é arquivado até hoje no Google Groups.
O projeto WWW funde as técnicas de recuperação de informações e hipertexto para fazer um sistema de informação global fácil mas muito poderoso .    O projeto começou com a filosofia de que a informação acadêmica deve ser livremente e estar  disponível para todos. Tem como objetivo permitir o compartilhamento de informações dentro das equipes internacionalmente dispersas  e a disseminação de informações por grupos de apoio.
A evolução da web: Você sabia que a  primeira imagemfoi carregada na web em 1992?  Berners-Lee escolheu uma foto de um grupo de rock francês . Em 1993, foi anunciado pelo CERN que a World Wide Web estava livre para que todos pudessem  usar e desenvolver conteúdos livre de taxas a pagar - um fator chave e que traria  muitas transformações para todo o mundo.
O crescimento do número de navegadores fáceis de usar  coincidiu com o crescimento da internet para uso comercial, trazendo para a Web um número crescente de pessoas externas à  comunidade científica . Isso  foi o início da Web que conhecemos hoje!!
O que era inicialmente uma rede de documentos HTML estáticos tornou-se um organismo de informação em constante mudança e evolução, alimentado por uma ampla gama de tecnologias,  de sistemas de banco de dados como PHP e ASP que pode exibir dados dinamicamente  para páginas multmídias que podem ser atualizadas em  tempo real. Plugins como o Flash tem expandido as nossas expectativas do que a Web pode oferecer.
A Web tornou-se uma parte de nossas vidas diárias - algo que acessamos em casa, em movimento, em nossos telefones e na TV. Ela mudou a forma como nos comunicamos e tem sido um fator-chave na maneira como a Internet transformou a economia mundial e as sociedades ao redor do mundo. Sir Tim Berners-Lee ganhou o título de Cavaleiro, mil vezes, e a decisão do CERN para que a Web seja completamente aberta, talvez tenha sido o seu maior presente para o mundo.
O futuro da Web: Então, aonde é que a web vai a partir daqui? O que é que a internet vai ser daqui a 20 anos mais? A Web Semântica vai ver metadados, concebidos para ser lido por máquinas e não seres humanos, tornam-se uma parte mais importante da experiência online. Feliz Vigésimo aniversário, World Wide Web!
((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Modificou e continuará alterando nossas vidas à medida que novos conhecimentos forem produzidos.
    Não vivemos mais sem a internet!!! Parabéns WWW.

    ResponderExcluir