segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comunicação Científica na biblioteconomia e na ciência da informação(Natália R.& Cleidiane)

A comunicação científica permite a troca de informações entre pesquisadores em diversas partes do mundo, permitindo assim que uma mesma pesquisa possa estar sendo desenvolvida por pesquisadores diferentes em lugares,o que antes não era possível. A comunicação ocorria por meio de cartas, por exemplo, o que fazia com as informações não fossem atualizadas rapidamente.
A comunicação científica "tem como principal função, dar continuidade ao conhecimento científico, já que as possibilita a disseminação desse conhecimento a outros cientistas, que podem a partir daí, desenvolver outras pesquisas." (DIAS,1999,p.2)
 A comunicação científica se expressa por meio de dois canais: o formal e o informal. Os canais formais tem uma divulgação mais ampla, podem ser armazenados permanentemente, são representados por livros e periódicos. Já os canais informais são comunicações de caráter pessoal, como os seminários, os colóquios, etc.
Para uma pesquisa ser publicada ela deve ser avaliada pelos pares, ou seja, os especialistas da área, passando assim credibilidade a mesma. Alves(p.2) afirma que
Além do uso de métodos e técnicas para a geração e divulgação do conhecimento e resultados advindas das pesquisas empreendidas pelos cientistas, devem ser divulgados e julgados por seus pares estabelecendo assim o nível de confiabilidade esperado.
Um dos canais mais usados para esta divulgação é o periódico científico já que para um artigo ser publicado, ela passa por diversos processos de avaliação antes de ser aceito, passando assim, confiabilidade a pesquisa que ali será exposta a seus leitores.
Sendo assim, se não houver comunicação científica, o trabalho feito por um pesquisador não tem validade, a disseminação desse conhecimento seria muito falha, e talvez nem mesmo houvesse a ciência tal como hoje a conhecemos.
Referência
DIAS, Claudia Augusto. Comunicação Cientifica.[S.l. : s.n.], 1999. Disponível em: http://www.reocities.com/claudiaad/comunica.pdf.a .Acesso
ALVES, Leticia. Informação e os sistemas de comunicação científica na Ciência da Informação.[ S.l : s.n],[200?]. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun11F_I_art.htm.Acesso em 21 de ago.2011.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário