sábado, 20 de agosto de 2011

Comunicação científica (Rosalinda e Gisele)

O homem encontra respostas para inúmeras situações e fenômenos e tenta conhecer o mundo através da ciência.O que possibilita que as descobertas sejam feitas é a comunicação científica.A comunicação científica possibilita:
*as trocas de informações;
*legitimação do conhecimento;
*aceitação dos resultados pelos pares e a
*divulgação dos resultados das pesquisas.
Na comunicação científica o fluxo da informação engloba a produção, disseminação e uso da informação, sendo este um processo de transferência da informação de um emissor para um receptor.
O que torna possível a divulgação das pesquisas são os canais de comunicação, classificados em formais e informais.
Canais formais:
*ampla divulgação;
*informações coletadas e armazenadas;
*não há interação entre autores
Canais informais:
*transferência da informação pessoa a pessoa;
*rapidez na divulgação;
*interação direta.
Os documentos produzidos durante o processo de pesquisa podem ser classificados como primários, secundários e terciários.
As mudanças causadas pela tecnologia alteram, modificam, ampliam e proporcionam maior rapidez, eficiência, amplitude, rompendo assim barreiras temporais, geográficas e financeiras.
A comunicação científica se restringia a cartas entre os pesquisadores e não havia um centro que se responsabilizasse pela transmissão dessas publicações.Com isso, muitos trabalhos deixavam de ser conhecidos por outros cientistas, Devido ao crescimento da ciência, do número de cientistas e da literatura científica, a comunicação científica se tornou cada vez mais dependente das funções de recuperação de informação.




((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário