domingo, 21 de agosto de 2011

Comunicação Científica(Adriana, Magda e Natália L.)

O ser humano para se expressar, criou várias formas de comunicação que evoluíram ao longo dos anos e se adaptaram não somente à tecnologia, mas a necessidade do homem.
Podemos destacar a comunicação científica que surgiu por volta do século XVII, Dias (p. 1) define “como a troca de informações entre membros da comunidade científica” e acrescenta que ela tem como principal “função dar continuidade ao conhecimento científico”.
A troca de informações se deu por diversas maneiras, no inicio através de cartas, contudo demoravam muito a chegar a seu destino e outras tantas eram extraviadas, muitas descobertas feitas na época não chegavam ao conhecimento de todos os pesquisadores. Atualmente graças as inovações tecnológicas a transmissão de informação foi facilitada, uma vez que existe a possibilidade de troca de dados entre pesquisadores durante o desenvolvimento da pesquisa.
Segundo Campello, Cendón, Kremer (2000, p. 22):
Determinada pesquisa costuma produzir várias publicações, geradas durante a realização da pesquisa e após seu término. Tais publicações variam no formato, (relatórios, trabalhos apresentados em congressos, palestras, artigos de periódicos, livros e outros), no suporte (papel, meio eletrônico e outros), audiências (colegas, estudantes, público em geral) e função (informar, obter reações, registrar autoria, indicar e localizar documentos, entre outras). O conjunto dessas publicações, que chamamos de literatura científica, permite expor o trabalho dos pesquisadores ao julgamento constante de seus pares, em busca do consenso que confere a confiabilidade.
De acordo com (MUELLER, p. 33) “a ‘verdade cientifica ‘ é produto de consenso, permanentemente sujeita à retificação. A comunicação científica delega a tarefa de julgamento a um grupo pequeno de especialistas, os nossos pares ‘encarregados do discurso cientifico’.
Vemos uma necessidade de avaliar em conjunto, para dar credito a um estudo. Assim a literatura científica é muito importante para a comunicação científica, pois o resultado de uma pesquisa só será cientifica se tiver o aval dos seus pares. (CAMPELLO; CENDÓN;KREMER, 2000).
Portanto um trabalho para ser publicado passa por alguns filtros para ser passada uma informação precisa. Campello (2000, p. 22-23) diz que:
A produção literária de uma área do conhecimento envolve muitas e diferentes atividades de comunicação entre os pesquisadores, algumas das quais antecedem e outras se seguem a sua publicação. Conforme suas características, essas atividades costumam ser chamadas de comunicação informal ou comunicação formal.
A comunicação científica utiliza-se de vários meios, para se propagar o conhecimento gerado, podemos delimitar como comunicação informal os seminários, fóruns; entrevistas e ate mesmo conversa pessoais entre pesquisadores e como comunicação formal os registros em livros, periódicos da área de pesquisa entre outras fontes.
Referências:
DIAS, Claudia Augusto. Comunicação Cientifica.[S.l. : s.n.], 1999. Disponível em: http://www.reocities.com/claudiaad/comunica.pdf
CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadarez; KREMER, Jeannette Marguerite. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Edtora UFMG, 2000.

((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Bom dia!

    Parabéns a todos pelo Blog,#adore!
    Sou a Juliana, Bibliotecária formada pela UFSC.

    Fica o convite para conhecer o meu...
    http://julianalisot.blogspot.com/

    Att JUliana

    ResponderExcluir
  2. Ei Juliana, tudo bem? Seja bem vinda ao Fontes. Já visitei o seu blog também e adorei a diversidade de temas que tem por lá! como você disse na sua apresentação é alegre, acho que deve ser como você. Esteja a vontade para dar a sua contribuição. O espaço é para isto mesmo, trocar figurinhas

    ResponderExcluir