terça-feira, 23 de agosto de 2011

Comunicação Científica(Felipe Miranda,Ana Vanessa,Vinicius)

O desenvolvimento de uma área do saber é marcado pela existência da literatura científica e profissional, associações científicas e cursos regulares para a formação de novos profissionais e de pesquisadores. Para publicar este conhecimento é essencial a unanimidade dos pares que se preocupam com a qualidade, confiabilidade e credibilidade das publicações.

Os principais canais de disseminação dos trabalhos realizados na biblioteca e ciência de informação no Brasil são os periódicos,livros,monografias,anais de encontros científicos e profissionais,esta literatura é a base que permite o avanço da ciência.atualmente o periódico em formato eletrônico esta sendo o mais utilizado devido a facilidade de acesso e o grande alcance do público.Segundo ALVES(2011,p.5)"As mudanças de suporte encontram-se cada vez mais
dinâmicas e interativas.Como exemplos de suporte e ambientes de comunicação científico,temos os espaços colaborativos acadêmicos,os blogs científicos,os colégios invisíveis eletrônicos,dentre outros".

Estes espaços colaboram e fortificam métodos,técnicas e teorias das pesquisas.Alves salienta que os blogs são espaços de comunicação científica muito utilizados na Europa e EUA e que no Brasil ainda é pouco utilizado,bem como as redes sociais. Devemos estar atentos a estas mudanças e aptos para atendermos estes usuários cada vez mais exigentes.
((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário