quinta-feira, 5 de maio de 2011

Layout e mobiliário de bibliotecas

Ao pensar no espaço físico  durante a montagem  ou reforma de uma biblioteca dois pontos merecem destaque: o layout ou a disposição física do mobiliário e acervo que podem contribuir  para tornar o fluxo mais produtivo e a padronização do mobiliário usado em bibliotecas. A seguir apresento a experiência da Biblioteca da Faculdade de Farmácia que traz um conjunto de fotos para mostrar como uma mudança de layout e de mobiliáro pode  mudar  o ambiente. Leia o relato:
Um ambiente mais harmonioso e confortável é o resultado das alterações realizadas, no último mês, na Biblioteca da Faculdade de Farmácia. A mudança foi proporcionada pela padronização das estantes que possibilitou melhor disposição do acervo. As estantes eram de tamanhos, cores e materiais diferentes. No total, foram adquiridas 80 estantes, o que permitiu a substituição das antigas e ainda o acréscimo de dezesseis. A padronização pelo mesmo modelo e pela cor bege resultou em um clareamento do espaço interno e uma melhor disposição do acervo, além de mais espaço para manuseio do material bibliográfico. Esses fatores criaram um ambiente mais harmonioso e confortável, além de garantir melhor preservação e conservação do acervo.
Em um outro post vou falar sobre mobiliário para bibliotecas e arquivo. Agora veja as foto aqui e depois use o espaço Comentários para deixar o sua opinião.
Fonte: Sistema de bibliotecas da UFMG

((•)) Ouça este post

5 comentários:

  1. Gostei muito desse post, pois mostra que a preocupação com a disposição do mobiliário reflete no bem estar do usuário e do próprio bibliotecário, que terá um serviço mais prazeroso. Porém tenho uma dúvida, como fazer uma mudança de layout em uma biblioteca que não tenha edifício próprio, como se adequar em caso de mudança de ambiente?

    ResponderExcluir
  2. A ausência de um prédio próprio não impede que seja estudado um bom layout para a biblioteca. Quando ocorrer uma nova mudança aí, então, pensamos em outro layout.

    ResponderExcluir
  3. Um ponto que as vezes é deixado de lado por muitas bibliotecas mas que é de grande importância, pois um ambiente organizado, bonito, confortável, desperta mais interesse à leitura. Penso que principalmente nas bibliotecas escolares, infantis, o seu layout precise ser revido, pois há muitas que não possuem um atrativo, que desperte na criança a vontade de estar, de permanecer neste ambiente rico em conheçimento, de buscar a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Vi as fotos das mudanças e gostei muito, ficou um ambiente claro, aconchegante, o vaso com o arbusto deu um charme. Infelizmente em muitas bibliotecas de Formiga tem o espaço, mas os profissionais não tem disposição para as mudanças.Com criatividade e um pouco de disposição tudo é possível.

    ResponderExcluir
  5. Condordo com vocês pois, as Bibliotecas são locais onde se deve “aconchegar” o saber. Sem gastar muito dinheiro é possível transformar um ambiente sem graça e austero em uma Biblioteca aconchegante que faça o usuário sentir-se confortável, e querer voltar sempre mais.

    ResponderExcluir