domingo, 29 de maio de 2011

Visuwords dicionário gráfico on-line (3º p. - leitura obrigatória)

Fonte: Visuwords
O Visuwords Online Graphical Dictionary é um dicionário gráfico on-line em inglês e muito interessante. Para usar você digita na caixa de pesquisa uma palavra que quer pesquisar.
Como resultado o Visuwords apresenta a palavra e as suas associações com outros conceitos. O que é diferente é que esta apresentação é em formato gráfico, permite a visualização em forma de nós e possibilita  ver a relação da palavra pesquisa com outros termos em uma rede neural, além de se movimentar na tela do seu computador. Outro ponto interessante deste dicionário gráfico é que, ao passar o mouse em cima dos termos relacionados você pode ver a sua definição, ampliando ou reduzindo a visualização da rede formada pelo termo pesquisado. O Visuwords usa a base de dados do WordNet da Universidade de Princeton combinada com uma ferramenta de visualização. Experimente fazer uma pesquisa  para você visualizar os termos relacionados aquele que você escolheu, clicando no endereço do Visuwords.  
Eu acessei e pesquisei o termo Library (biblioteca) e consegui ver através dos nós da rede formada pelo dicionário, os conceitos relacionados ao termo buscado, conforme mostrado na imagem acima.  Se você  usar o Visuwords escreva em Comentários deste post como foi a sua experiência!!
((•)) Ouça este post

5 comentários:

  1. Utilizei o visuwords e achei interessante a disponibilização dos conceitos relacionados, mas não vi uma grande ajuda em termos de significação das palavras, acredito que seja a barreira da língua. Fiz a busca por child (crianças) e apareceu várias termos relacionados e sinônimos. Acho que deve ser de grande valia para quem quer pesquisar as relações de um termo sem querer um aprofundamento na questão.

    ResponderExcluir
  2. Isto mesmo Beatriz, não tem aprofundamento na questão porque este não é o propósito de um dicionário. Quem quizer mais detalhes, tem que procurar outro tipo de fonte de informação.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei impressionada com a interface do visuwords. Pesquisei book e a resposta foi rápida, formou-se três gráficos interligados, ao passar o mouse aparecia o significado. Como disse a Beatriz devido a barreira da língua não aproveitei muitos dados da pesquisa. O que nos alerta, devemos fazer um curso de inglês para que futuramente sanemos esta dificuldade.

    ResponderExcluir
  4. Gente é muito bacana mesmo a interface do visuwords!Pesquisei "brother"(irmão)e apareceram as palavras correlatas ao termo.É muito interessante como as "redes" ficam se movimentando quando começa a aparecer as palavras muito bacana!

    ResponderExcluir
  5. Pesquisei no VISUWORDS a palavra "teacher", também achei muito interessante, adorei a interface e a agilidade das respostas. A dificuldade encontrada foi o ingles, como disse minha colega Magda, um cursinho de inglês seria ótimo,alem do mais é um diferencial na vida profissional.

    ResponderExcluir