sábado, 14 de maio de 2011

Uso de fontes e estratégia de busca (Laís Brunelle e Adriana Soares)

1ª Parte:
Agilizar os processos de busca de informação, é algo imprescindível para os dias de hoje, ‘ganhar tempo’ é algo que todos buscam.
O site da UFMG informa que existe um acervo numeroso e com documentos em diversos formatos nas diversas áreas do conhecimento para serem recuperados pelos usuários. O sistema utilizado para gerenciamento e recuperação da informação é o Pergamum, muito eficiente, completo e abrangente. Seu manuseio é prático, com diversos serviços oferecidos, além de se poder fazer vários tipos de buscas, desde pesquisa geral, pesquisa avançada, até mesmo pesquisa tesauros, ao se encontrar o documento desejado o usuário tem acesso a diversos ‘detalhes’ deste documento como sua ficha catalográfica e também tem acesso à ficha em formato MARC, outro ponto positivo é a facilidade que o usuário tem de conseguir reservar um documento, saber quantos exemplares a biblioteca possui, se está ou não disponível no acervo, dentre outras informações básicas que fazem muita diferença, como poder escolher o tipo de obra, fazendo assim uma busca mais específica do que se pretende, pode também dar sugestões, fazer comentários, expressando o que deseja, o que pensa, e mais um ponto interessante que percebemos é que este sistema mostra em qual biblioteca o documento está.
O Pergamum é um software dentre os de nosso conhecimento mais completo na questão de informações, além de ter um vocabulário adequado e com explicações bem claras, que geram uma conseqüência positiva a independência do usuário.
2ª Parte:
Para fazer nossa pesquisa, utilizamos o tema Biblioteca Infantil, nosso objetivo era recuperar documentos nos mais diversos formatos voltados para a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Em uma pesquisa geral recuperamos diversos documentos, porém não específicos ao assunto que pretendíamos, os itens disponibilizados eram obras infantis como por exemplo o livro Alice no País das Maravilhas.
Já quando fizemos uma pesquisa avançada, recuperamos alguns itens que adequavam ao nosso interesse. Ao clicar no documento desejado, procuramos aproveitar ao máximo as informações que o sistema nos disponibilizava, como visualizar a sua ficha catalografica no formato MARC, verificar quantos exemplares existiam do documento dentre outros.
Procuramos fazer uma busca pela pesquisa tesauro, porém tivemos dificuldades, infelizmente não obtivemos sucesso, por desconhecermos como é feita esta busca.
  • Sair da teoria e praticar é algo agradável, esta experiência foi muito válida para nós, percebemos o quanto é prático e fácil recuperar documentos neste gerenciador (Pergamum), além de adquirirmos habilidades voltadas à estratégia de busca de informações.
((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. Um dos motivos para não recuperar informações sobre o assuntos pretendidos pode ser a escolha dos termos usados na busca. Uma escolha inadequada tende a trazer resultados pouco favoráveis ás nossas necessidades e expectativas.

    ResponderExcluir