quinta-feira, 26 de maio de 2011

Obras de Referência - Dicionários - André, Beatriz, Gisele, Laís Helena, Rosalinda

Definição
Um dicionário é uma compilação de palavras ou dos termos próprios, ou ainda de vocábulos de uma língua, quase sempre dispostos por ordem alfabética e com a respectiva significação ou a sua versão em outra língua.
A MICROSOFT Encarta Encyclopedia (Dictionary, 1993-1996) define dicionário como a:
Relação alfabética de palavras de uma língua, dando seu significado, ortografia, etimologia, pronúncia e divisão silábica Num sentido mais geral, o termo dicionário é também usado para qualquer texto em ordem alfabética, que trate de aspectos especiais de uma língua, como abreviaturas, gíria ou etimologia, ou onde termos especializados de um assunto são definidos.
 Função
Estreitamente ligado ao ensino, o dicionário torna possível a extensão, a toda a comunidade, do acesso à língua e à cultura. As principais funções são:
·         Definir o significado das palavras e sua apresentação ortográfica.
·         Informar a etimologia das palavras, fornecendo explicações quanto à origem (latim, grego, árabe, alguma outra língua antiga ou empréstimo de alguma língua estrangeira moderna).
·         Assegurar a categoria gramatical da palavra (substantivo, verbo, pronome) e outros aspectos gramaticais (gênero, número).
·         Auxiliar, como forma de instrumento, o estudo de uma língua estrangeira.
·         Contribuir para uniformizar e manter a unidade da língua.

Formato
Os dicionários podem ser impressos ou eletrônicos, com versões em CD-ROM ou on-line. As versões impressas se apresentam em formato de livro, onde as palavras estão dispostas em ordem alfabética e no alto de cada página se encontra um verbete que inicia a página, esse mecanismo funciona para facilitar a busca feita pelo usuário. O formato digital tem a vantagem de poder ser sempre atualizado, além de poupar tempo gasto em ordenamento e revisões. De acordo com Campello; Caldeira; Macedo (1998) “A tecnologia de bancos de dados, aliada à editoração eletrônica e aos recursos de multimídia, propicia meios que agilizam os procedimentos para a produção de dicionários.”
A tecnologia da informação, aliada aos recursos multimídia, propicia meios que agilizam os procedimentos para a produção de dicionários, facilitam a consulta e amplia suas possibilidades de uso, contribuindo também para o barateamento dessas obras.
Vários dicionários estão hoje disponíveis on-line para assinantes, como por exemplo, o Micchaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa e o novo Aurélio Século XXI.
Arranjo
O arranjo da obra é como as informações são dispostas dentro de um serviço de referência. A maioria apresenta arranjo alfabético. No caso dos dicionários, alguns dispõem de um verbete no alto de cada página, que indicam respectivamente a primeira e última palavra desta página, sendo mais um facilitador para a recuperação da informação.
Tipologia
A enorme variedade de dicionários dificulta o estabelecimento de uma tipologia consistente. Qualquer critério a ser adotado deve levar em conta a heterogeneidade, isto é, a existência de formas intermediárias que impedem a exatidão de uma classificação. É necessário distinguir, em todo conjunto que se quer descrever, tipos, isto é, grupos de elementos estruturados, individualizadores, que permitam identificar categorias.Diante de um conjunto complexo, as definições oferecem elementos importantes na construção de categorias, nas quais o conjunto pode ser dividido Rey (1977).
Os dicionários dividem-se em:
a) Unilíngües: gerais; enciclopédicos; especiais (morfológicos, etimológicos, sinônimos e antônimos, gíria, regionalismos, pronúncia, grafia e terminológico);
b) Especializados: analógicos ou tesauros; rimas e locuções; citações; glossários;
c) Multilíngües: bilíngues; poliglotas.
d) Assunto: monotemáticos; enciclopédicos.
DICIONÁRIOS UNILÍNGUES:
O dicionário geral normalmente fornece para cada verbete as seguintes informações: etimologia, isto é mostra a origem das palavras, a área a que o termo está ligado, a indicação de uso, categoria gramatical, gênero, sinônimos, antônimos, abonações com as fontes, remissivas, termos equivalentes, datação etc.
O dicionário enciclopédico amplia as informações do dicionário geral, incluindo biografias, história, geografia, termos técnicos e científicos, locuções latinas e estrangeiras, símbolos matemáticos etc.
O dicionário especial aprofunda as informações sobre a língua, enfocando aspectos especiais sobre a origem e formação das palavras.
O dicionário etimológico indica detalhadamente a origem das palavras, quando e como se formaram.
O dicionário morfológico trata das regras de formação de palavras, arrolando as unidades mínimas (raízes e afixos) existentes na língua, mostrando as sucessivas fases evolutivas, partindo de sons, fonemas, sílabas, morfemas até chegar a palavra de uso comum.
Os dicionários de gíria e de regionalismos registram os termos usados na linguagem coloquial ou popular por certos grupos sociais (policiais, estudantes etc.) ou por habitantes de uma determinada região.
O dicionário de terminologia tem papel importante na padronização especializada, eliminando ambiguidades na comunicação entre especialistas.
DICIONÁRIOS ESPECIALIZADOS: eles abandonaram a descrição lexicográfica e apresentam um arranjo diferente na ordenação das palavras.
O dicionário analógico ou tesauro não usa a ordem alfabética como a maioria dos dicionários, mas um arranjo particular, cuja estrutura obedece ao sistema no qual as palavras são agrupadas pelas ideias que representam. Partindo-se de uma ideia, chega-se às palavras que possam expressá-las.
Dicionário de rimas. Apresenta em ordem alfabética os fonemas (vogais e consoantes) que identificam os sons terminais das palavras.
Dicionário de citações. Relaciona frases, sentenças latinas, ditos históricos ou espirituosos, etc, que são usados para enriquecer um texto ou para usar palavras de quem tem alguma autoridade ou expõem melhor uma ideia.
Glossário. O glossário, no seu sentido clássico, define termos presentes em determinado texto, esclarecendo sobre o significado do termo naquele contexto. Neste caso, é uma lista, com definições, das palavras difíceis ou obscuras, usadas num sentido especial, naquele texto.
DICIONÁRIOS MULTILÍNGUES: (bilíngües e poliglotas) baseiam-se no princípio da correspondência termo a termo entre duas ou mais línguas.Incluem a transcrição fonética, usando o International Phonetic Alphaber.
DICIONÁRIOS DE ASSUNTO: o desenvolvimento da ciência e da tecnologia favoreceu a publicação de dicionários de assunto dirigidos a uma área específica do conhecimento.Geralmente, são escritos por especialistas, trazendo verbetes bastante completos.São considerados enciclopédicos quando fornecem informações biográficas e históricas.
REFERÊNCIAS
MACEDO, Vera Amália Amarante. Dicionários. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra. Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 23-42.
CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra; MACEDO, Vera Amália Amarante (Org.). Formas e expressões do conhecimento. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1998. p. 191-215.
((•)) Ouça este post

8 comentários:

  1. Saudações ao grupo responsável por apresentar os dicionários! Vou enviar a primeira dúvida: favor explicar o que é "abonações com as fontes" que vocês citaram no post. Aguardo!!

    ResponderExcluir
  2. Para esclarecer o termo "Abonações com as fontes" presente no post sobre Dicionários, a Rosalinda explica a seguir: "Abonações com as fontes" Significam que os autores responsáveis pela definição são confiáveis e credenciam as informações
    Postado por Ler com "es" às 14:10:00

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns ao grupo pela inusitada apresentação.
    Quanto aos tipos de dicionários levanto duas questões :

    1. Qual é o melhor dicionário Geral na opinião de vocês?
    2. Qual é o melhor dicionário eletrônico? por favor coloquem o endereço.

    ResponderExcluir
  4. Como assim "inusitada"²?

    Olha, respondendo sua primeira pergunta, a maioria das pessoas confia cegamente no dicionário aurélio, realmente é uma fonte excelente, eu recomendo.

    No caso do dicionário eletrônico, como disse na apresentação, de todos o que eu usei, o Houaiss foi, e é, sem dúvidas, o que mais me agrada, é simples de ser usado, pequeno para baixá-lo, gratuito, tem uma organização agradável e auto explicativa. Segue os link para download:

    http://www.easy-share.com/1907194448/Dicionario.Eletronico.Houaiss.v3.0-www.degracaemaisgostoso.info.rar

    https://rs60l35.rapidshare.com/#!download|60tl|264101776|__www.msjpblog.com__Dicionario.Eletronico.Houaiss.v3.0.rar|38839|R~E65D20BD65D34617C62393BE6DB2D89B


    http://www.easy-share.com/1907205638/__www.msjpblog.com__Dicionario.Eletronico.Houaiss.v3.0.rar


    Se contudo não conseguirem baixá-lo, eu possuo a instalação, é só solicitar e eu passarei aos interessados.

    ResponderExcluir
  5. A pergunta sobre apresentação inusitada foi para a Alexandra! Estou esperando a resposta.

    ResponderExcluir
  6. Reiterando o meu post e respondendo a sua pergunta Celia, achei sim a apresentação inusitada no quesito disponibilização dos documentos durante a exposição de suas idéias.Foi muito bom conhecer fisicamente todos os dicionários.
    E ainda digo que foi informativo.
    Estava com uma dúvida sobre a etimologia de uma palavra e através da apresentação do grupo consegui saná-la, ao utilizar o dicionário que esta à disposição na biblioteca Ângela Vaz Leão.

    ResponderExcluir
  7. Nesse caso agradecemos a observação e seu interesse pelo assunto por nós apresentado =D

    ResponderExcluir