quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bibliotecas Tradicionais e Digitais(Carolina, Lívia e Mariana)

Definição
Biblioteca Tradicional: é aquela em que a maioria dos itens do seu acervo está constituída de documentos em papel. A biblioteca tradicional tem um futuro necessário na sua função de preservar a cultura escrita.

Biblioteca Digital: é a biblioteca constituída por documentos primários, que são digitalizados quer sob a forma material (disquetes, CD-ROM, DVD), quer em linha através da Internet, permitindo o acesso à distância. Este conceito inclui também a idéia de organização composta por serviços e recursos cujo objetivo é selecionar, organizar e distribuir a informação, conservando a integridade dos documentos digitalizados.
Função
Biblioteca Tradicional organiza e mantém obras de valor cultural ou educacional (geralmente livros e revistas) que podem ser consultadas ou emprestadas mediante um sistema de anotações, feitas em fichas apropriadas, e de controle de retirada e devolução dos volumes. Uma característica da biblioteca tradicional é que tanto a coleção como os seus catálogos utilizam o papel como suporte de registro da informação.

Biblioteca Digital a informação digital pode ser rapidamente acessada em todo o mundo, copiada para preservação, armazenamento e recuperada rapidamente. Possui a capacidade de executar estratégias de busca por palavras isoladas ou por expressões inteiras, e o seu conteúdo informacional; seja ela na forma textual, sonora ou em imagens, não sofre desgastes naturais decorrentes do uso intensivo do documento impresso.

Formato
Exemplos de documentos do acervo
Biblioteca tradicional: Livros, índices/bibliografias,obras de referencias, periódicos.
Biblioteca digital: Os mesmo da biblioteca tradicional mais:
Dados numéricos, imagens, som, textos codificados, dados especiais. São compostas por uma variedade de tipos e componentes multimídia, que agregam um numero ilimitado de formatos.
Tipologia

Biblioteca Tradicional
- gestão e desenvolvimento de colecções;
- catalogação e análise de conteúdo;
- criação de índices e catálogos;
- promoção do acesso à informação;
- serviço de referência.
- suportes informacionais variados em setores específicos distribuídos no organograma da biblioteca como por exemplo o setor de periódicos, a mapoteca, e as outras obras de referência.
Biblioteca Digital
- Bases de Dados Bibliográficas: sistemas de informação onde se registram a existência de recursos, tais como revistas, jornais, relatórios, etc., como por exemplo a PORBASE - Base Nacional de Dados Bibliográficos (Portugal);
- Repositórios Digitais: fundo de obras digitalizadas, tais como revistas, jornais, relatórios, etc., ou de obras nascidas já digitais
- Manuais Digitalizados: obras em linha que correspondem a manuais de estudantes com informação e serviços complementares
- Coleções de e-book: acesso via web de livros completos
- Ferramentas de cursos Digitalizados: iniciativa relacionada com o processo de aprendizagem
- Bibliotecas Digitais Patrimoniais: coleção de obras raras ou de valor importante para uma dada comunidade, digitais ou digitalizadas a fim de serem acessíveis a todos, como acontece com determinadas coleções à guarda de uma Biblioteca Nacional;
- Bibliotecas Digitais Eruditas: constituição de uma coleção enciclopédica.

BIBLIOTECAS TRADICIONAIS/DIGITAIS
A nossa sociedade tem vindo a ser, ao longo do tempo, abalada pela introdução das novas tecnologias de informação e comunicação. Há quem considere a Internet, talvez por ser um meio de comunicação cada vez mais adaptado nos últimos anos, uma grande biblioteca digital. Há mesmo quem considere que as bibliotecas físicas, ou tradicionais, tenderão a desaparecer e serão substituídas por um outro modelo de biblioteca. No entanto, existem também aqueles que se mantêm fiéis ao papel desempenhado pelas bibliotecas tradicionais, reivindicando a importância do livro para a nossa cultura.
A biblioteca digital é, muito sucintamente, uma coleção organizada de informação, onde se combina a estrutura da informação que as bibliotecas e arquivos já possuem com a representação digital que os computadores permitem. Entre outros aspectos, a biblioteca digital permite-nos facilidades de pesquisa e de divulgação; traz novas formas de lidar com a informação (havendo ligações complexas entre os documentos) e abre-se o caminho para a preservação em formato digital.
A construção de uma biblioteca digital exige a análise prévia de algumas questões, tais como: direitos de autor, implicações sociais, divulgação ou não da informação, ferramentas tecnológicas disponíveis, requisitos de consulta, etc. A análise de custos e benefícios é também fundamental. Importa esclarecer se, por exemplo, há a possibilidade de conquistar novos utilizadores com este recurso, se há a melhoria de acesso para os utilizadores existentes e também se é possível criar novos serviços com base nesta biblioteca digital.
O desenvolvimento de uma biblioteca digital deve orientar-se segundo alguns princípios: prioridade à utilidade, imperativo local, preferência pela novidade, implicações de intertextualidade, escassez de recursos e empenho na transição. É certo que as bibliotecas digitais revolucionaram, de certa forma, o mundo biblioteconômico, na medida em que, por exemplo, eliminaram as barreiras físicas e as distâncias que sempre estiveram associadas às bibliotecas tradicionais.
A inclusão dos recursos digitais no seio das coleções das bibliotecas fez com que se passasse a permitir apenas o acesso à informação, deixando-se assim de ter a propriedade sobre os recursos. Existem diferenças óbvias entre ambos os serviços. Vejamos: o ciclo editorial tradicional sofre alterações profundas, dado que nos recursos digitais qualquer pessoa pode editar, o que significa que terá de existir alguém responsável por garantir a qualidade desse mesmo recurso.
Outra questão/diferença relevante é o fato de nos recursos impressos podermos controlar o número de cópias, enquanto que nos recursos digitais isso não é possível. Outra questão importante está relacionada com as novas edições, isto é, quando um recurso impresso sofre uma nova edição, existe uma indicação de tal, enquanto que os recursos digitais, ao permitirem uma leitura interativa, podem sofrer modificações na sua aparência. Como já foi referido, através dos recursos digitais, o utilizador não tem de estar sujeito aos horários das bibliotecas. Para colmatar este fator, as bibliotecas tradicionais oferecem o serviço de empréstimo domiciliário sendo, ainda assim, complicado suprir as necessidades de todos os utilizadores. As bibliotecas digitais constituem uma ferramenta de enorme poder, mas que só será útil se os utilizadores possuírem e desenvolverem competências para a exploração e utilização desses mesmos recursos. Como vimos, os recursos digitais oferecem um vasto leque de vantagens apresentando, no entanto, alguns aspectos menos positivos. As opiniões divergem e as preferências também...
No que me diz respeito, não abono a favor da “abolição” das ditas bibliotecas tradicionais. Existem diferenças óbvias entre os recursos, diferenças essas que podem suprir as diferentes necessidades dos diferentes utilizadores de diferentes formas...

Alguns exemplos de Bibliotecas Digitais a nível internacional:

REFERÊNCIAS:

Disponível em: Acesso em: 16 maio 2011.
http://www.febab.org.br/rbbd/ojs-2.1.1/index.php/rbbd/article/viewFile/6/22
A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Disponível em: Acesso em: 16 maio 2011.

SOUZA, Rita Rodrigues de; SOUZA, Maria Aparecida Rodrigues. Revista de educação, linguagem e literatura da UEG. Disponível em: Acesso em: 18 maio 2011.

XXII CBB CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Disponível em: Acesso em: 18 maio 2011.
((•)) Ouça este post

5 comentários:

  1. as referencias ficaram desconfiguradas..nao sei porque..

    ResponderExcluir
  2. Carol, sugiro que vocês façam uma revisão de todas as referências do trabalho, pois elas estão incompletas. Estão faltando alguns elementos essenciais para a identificação da publicação (falta autor, falta título, etc.)Certamente ao apresentar as referências de maneira correta contriui para valorizar o trabalho de vocês . Vou aguardar!!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com a expectativa de que vocês apresentariam uma biblioteca digital para a turma visualizar como são organizadas, facilidades/dificuldades de navegação, etc. Faltaram os exemplos de bibliotecas digitais brasileiras. Peço que vocês busquem exemplos e apresentem em um novo post.

    ResponderExcluir
  4. É curioso notar que a cada dia que passa as bibliotecas tradicionais passam a se tornar mais digitais, fazendo com que muitas passam a ser híbridas. Minha pergunta é a seguinte: com todas as inovações, o fazer bibliotecário terá que mudar ou apenas se adequar com essa nova era da informação?

    ResponderExcluir
  5. Com o advento das bibliotecas digitais, há também uma certa independência dos usuários quanto as pesquisas, quer queira quer não, perde-se um pouco da relação bibliotecário/usuário. Sendo o bibliotecário facilitador de pesquisas, vocês acham que quanto maior for o crescimento das bibliotecas digitais, mais o bibliotecário de referência ficará destituído de sua principal função e as pesquisas se tornarão mais mecânicas?

    ResponderExcluir