domingo, 1 de maio de 2011

Blogs de bibliotecas escolares

Para acompanhar as tecnologias de informação disponíveis com o obejtivo de oferecer produtos e serviços de informação aos usuários, é que os profissionais bibliotecários têm se esforçado para  acompanhar as tendências de trabalhar em ambientes mais colaborativos e intensivo no uso de tecnologias.  Desta forma, em todo evento técnico discute-se muito sobre a necessidade de repensar as rotinas das bibliotecas/unidades de informação e, principalmente do perfil do profissional que vai gerenciar estes espaços. Deixar de lado a passividade e ir em busca de alternativas para otimizar o seu trabalho é fundamental. Ressalta-se que este desafio deve ser sempre cercado de uma preocupação com conteúdos consistentes tanto para a equipe interna quanto para os usuários. Muitos já fazem isto há muito tempo e não ficam esperando o bonde passar, já partiram para ações e têm mostrado que são bibliotecários/gerentes de informação antenados e com atitude.  Para aqueles que ficam reclamando que não aprenderam nada disto na escola onde estudou, só há uma  alternativa:  levantar a situação, buscar soluções, pesquisar, trocar idéias com colegas mais atenados, estudar alternativas e propor  soluçõess viáveis e implementar as ações.
Pesquisando consegui verificar que muitas bibliotecas estão usando o blog como canal de comunicação com o seu público alvo. Neste post apresento apenas os blogs que foram desenvolvidos por bibliotecas escolares. É Impressionante o trabalho destas bibliotecas, pelo conteúdo e pela criatividade. Vale a pena visitar cada um deles para conhecer a iniciativa e ver como estas bibliotecas estão usando esta ferramenta para otimizar o seu trabalho. Existem, várias iniciativas, mas vou apresentar apenas algumas, depois completo com as outras.  Aqui vai uma relação das bibliotecas de algumas escolas municipais de Belo Horizonte em Minas Gerais e a primeira de escolas de uma cidade em Portugal:

1) Agrupamento de Escolas da Guia, constituído por nove Jardins de Infância, dezessete Escolas do 1º Ciclo e a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos. Estão inseridos na zona rural que abrange as Freguesias do Carriço, Guia, Ilha e Mata Mourisca, pertencentes à zona Oeste do Concelho de Pombal, Distrito de Leiria em Portugal. Blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas da Guia
3) E.M. Prof. Edgar da Matta Machado - Biblioteca Monteiro Lobato  
4)Escola Municipal Heloy Heraldo Lima - Biblioteca Mundo da Fantasia
5) Escola Municipal Hugo Werneck - Biblioteca Rita Maria
6)E.M. José Maria Alkmim - Biblioteca Lúcia Monteiro 
7) E.M. Maria de Rezende Costa - Biblioteca Cecília Meireles 
8) E.M Milton Campos -Biblioteca Juselma Maria Coelho
9) E.M. Prof. Hilton Rocha - Biblioteca Sítio do Pica Pau Amarelo
 
Visite os blogs e confirme você mesmo o trabalho das bibliotecas escolares, depois registre em comentários a sua opinião!!!

((•)) Ouça este post

Um comentário:

  1. senti um enorme entusiasmo pela profissão ao ver o trabalho destes profissionais que ousam, em prol da disseminação da informação.

    ResponderExcluir