quinta-feira, 12 de maio de 2011

Uso de fontes e estratégia de busca ( Alexandra e Magda)

Primeira parte: O acesso ao catálogo on line permite a consulta ao acervo do sistema das bibliotecas, o empréstimo, renovação e reserva. Muito prático e interessante.

A tela inicial é de fácil acesso, com conhecimentos básicos em navegação é possível utilizá-lo sem dificuldades.

O sistema de busca é separado por: Busca ( livre, título,assunto,autor), Ordenação (título, descrição física, classificação, ano de publicação), caixa de texto, comentários gerais e sugestões de aquisição. Para os alunos da instituição este sistema facilita sua vida acadêmica. De casa é possível pesquisar, renovar, reservar sem problemas. Como podemos comprovar com nossa pesquisa.

O pesquisador pode restringir os registros que aparecem em cada página, otimizando assim a recuperação da informação.


Segunda parte: O tema escolhido foi por curiosidade ouvimos esta palavra: FOLKSONOMIA e queriamos saber o seu significado tinhamos apenas a noção de ser um esquema de representação do conhecimento.

Como o link do sistema da biblioteca não estava acessando, utilizamos o Busca no site da UFMG que é visualizado assim que se abre o site. Foi possível recuperar 10 páginas com a palavra, que nos informava título, autor e data de publicação.

Decidimos abrir o artigo de dissertação de Andre Augusto de Abreu Rodrigues que define folksonomia: ¨como uma nova abordagem para sistemas de classificação, como um sistema, um novo paradigma da indexação da informação na Web e outros autores citados em sua dissertação consideram a ¨folksonomia como um processo do usuário de comunicar e classificar o conteúdo que consome.¨

Ao que tudo indica é um novo termo para a área de biblioteconomia.



OBS: O trabalho não ficou completo, devido o link sistema de bibliotecas não estar disponível, por isso, editaremos posteriormente.
((•)) Ouça este post

3 comentários:

  1. Este relógio está maluco, foi postado às l6:15.
    Peço desculpas por não estar completo nosso trabalho, mas a internet não colaborou.

    ResponderExcluir
  2. Ficamos aguardando o restante do trabalho e achei interessante o assunto que vocês escolheram: Folksonomia. É um assunto que tem sido pesquisado na ciência da informação da UFMG, especificamente na linha de pesquisa Organização e uso da Informação

    ResponderExcluir
  3. Que alívio de saber que nosso material não se perdeu.
    Desculpem nosso post não estar completo.Vamos editá-lo assim que possível

    ResponderExcluir