domingo, 15 de maio de 2011

Uso de Fontes e Estratégia de Busca - Natália A. Leal

O Sistema de Bibliotecas da UFMG disponibilizado OnLine é de simples utilização para o usuário, mesmo que esse nunca tenha utilizado um sistema de busca OnLine, permitindo a ele acesso ao catalogo OnLine com documentos em vários meios (livros, monografias, dissertações, partituras, CDs, DVDs,VHS, mapas, slides e outros). Como o sistema de gerenciamento Pergamum o usuário pode escolher onde será localizada a sua busca, determinando a biblioteca, delimitação do assunto a ser pesquisado, tipo de material, ano de ocorrência entre outros meios de indexação da informação.
O tema da busca foi Saúde da Mulher, seus delimitadores foram Biblioteca da Faculdade de Medicina (Campus Saúde), o tipo de obra solicitado é tese, buscando por assunto e sua ordenação foi por ano de publicação. A escolha do termo foi livre sem nenhum tipo de consulta a uma lista de assuntos. A uma variedade de tipos de busca como: pesquisa geral, pesquisa avançada, autoridades, outras pesquisas, atos normativos, pesquisa tesauro e pesquisa acessibiblidade.

Por não ser um tema de total domínio do meu conhecimento, procurei não delimitar datas pois não conheço qual o andamento da produção de teses em se tratando do tema que escolhi. Os parâmetros utilizados são: assunto 1 - saúde; assunto 2 - mulher; operador boleano - e; Biblioteca da Faculdade de Medicina (Campus Saúde); o tipo de obra solicitado é tese, buscando por assunto e sua ordenação foi por ano de publicação, tipo de termo - por palavra; idioma - português ; ordenação por ano de publicação. Na saída os itens apresentam sua referência. O resultado encontrado atende ao solicitado, sendo 5 itens encontrados por ordem de data.

A pesquisa no geral é muito simples, quanto mais adaptado ao assunto que se procura melhor podemos utilizar os recursos disponíveis para a busca e de maneira eficaz.
((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Você fez sozinha, Natália? E é verdade sim, se o consulente tem mais conhecimento do assunto que está pesquisando, ele pode ter mais sucesso na elaboração da estratégia de busca e consequentemente ter uma boa resposta. Além disto, o conhecimento do assunto serve para avaliar a qualidade do material recuperado. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Você fez sozinha, Natália? E é verdade sim, se o consulente tem mais conhecimento do assunto que está pesquisando, ele pode ter mais sucesso na elaboração da estratégia de busca e consequentemente ter uma boa resposta. Além disto, o conhecimento do assunto serve para avaliar a qualidade do material recuperado. Valeu!
    Comentário publicado em 12/05/11

    ResponderExcluir