domingo, 29 de maio de 2011

Uso de fontes e estratégia de busca(Natália R., Cleidiane e Kenia)

Parte 1: O layout do site é interessante, organizado, as informações são claras, foi fácil de encontrar o link biblioteca e catálogo on-line.O sistema de bibliotecas é constituído por 26 bibliotecas divididas em cinco áreas como exposto no site. O total de obras disponíveis nas cinco áreas é indicado.Ao clicar em catálogo,aparece uma página de pesquisa.Há diversas formas de pesquisa.A busca é feita por quatro formas:título,autor,assunto,e livre.A ordenação por cinco formas:título,ano de publicação,idioma,descrição física e classificação.Você pode optar também por quantos registros aparecerão em cada página encontrada durante a busca. Numa caixa de diálogo ao lado, digita-se o termo da pesquisa, e clica em pesquisar.
Parte 2: Meu termo de pesquisa foi arquivo organização. Foram oferecidas 71 obras com as devidas referências e o número de chamada. Fiz a ordenação por título, busca livre e registros por página vinte, pesquisa geral. Selecionei a obra Arquivo organização e prática de Marilena Leite Paes. Não tive acesso a lista de assunto.
Em autoridades: fiz uma busca por instituição IBICT, me foram indicadas 8 obras . A busca pode ser feita também por pessoa, evento, título uniforme, assuntos e assuntos-geográficos.
Outras pesquisas: busca por multimeios, novas aquisições, periódicos, publicações online. Pesquisei periódicos, termo de pesquisa usado Ciência da Informação, seis obras foram recuperadas.
Atos normativos e pesquisa tesauros não consegui recuperar informação.
Acessibilidade: fiz uma busca por biblioteca e uma obra foi recuperada.
Pesquisa avançada: pode ser feita uma busca por até três formas: assunto, título, autor e livre.Fiz uma busca por biblioteconomia ou organização e informação, entre os anos de 1999-2011. Foram  recuperadas 134 obras.
Pode-se escolher o lugar de publicação, tipo de localização interna, física, ordenação e registros por página.
Na saída do sistema foram informados o número de exemplares disponíveis e localização na estante. Mas como não foram preenchidas os demais campos a busca não foi muito refinada e recuperei um grande número de obras desnecessárias aos meus interesses. Quando preenchi todos os campos não foi recuperada nenhuma obra.
((•)) Ouça este post

3 comentários:

  1. Parece que a experiência foi interessante, pessoal. Vejo que vocês tiveram a oportunidade de explorar bem a base bibliográfica. Vocês conseguiram ver a ficha catalográfica em formato MARC?

    ResponderExcluir
  2. Parece que a experiência foi interessante, pessoal. Vejo que vocês tiveram a oportunidade de explorar bem a base bibliográfica. Vocês conseguiram ver a ficha catalográfica em formato MARC?
    comentário publicado em 12/05/11

    ResponderExcluir
  3. Sim em ambas as pesquisas tivemos acesso ao formato MARC 21.

    ResponderExcluir