sábado, 14 de maio de 2011

Uso de fontes e estratégia de busca (Rosalinda, Gisele e André)

1ª parte
Primeiramente acessei ao site da UFMG e diante do que indicavam as fontes , fui buscando o que me parecia mais viável de acordo com o objetivo da procura.Tentei várias formas na tentativa de obter o que buscava e posso dizer que não tive muitas dificuldades ao realizar minha pesquisa. Errei, mas insistentemente achei a saída. Posso afirmar que , apesar de minha pequenez na prática da informática, senti -me vitoriosa por ter tido êxito ao manusear esta máquina no que me foi atribuído. Ao encontrar a forma correta, houve retorno imediato na minha procura, achei o sistema bem maleável, sem muitas complicações. Obtive o que nem esperava .Fico pensando: e para aqueles exímios operantes da informática?Uma maraviiiiilha!Mas a curiosidade, a disposição e o interesse contribuem demasiadamente para a realização satisfatória das tarefas ,como no meu caso.
2ª parte
• Meu tema de pesquisa foi por assunto referente `as práticas educativas em bibliotecas escolares. Apareceram várias listas de assuntos, recuperei o documento por busca simples do sistema. Foi imediata a resposta , apareceu uma lista com 29 assuntos e optei por uma tese de Bernadete Campello:Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. E ainda consegui a recuperação do documento em formato PDF, pela biblioteca Digital da UFMG (teses e dissertações), achei o máximo. Era o que queria ler há tempos. Li e salvei em meu computador porque veio corresponder com o meu interesse profissional.Dentre os 29 materiais oferecidos,( livros, dissertações e teses) este veio em sintonia com a minha expectativa de busca e decidi pelo tipo de saída em MARC, ( mas conferi o catálogo de vários itens recuperados), pois quis testar e aferir o que estamos praticando com as professoras Margarita e Shyrlei. Esta atividade foi interdisciplinar, posso afirmar que este é o melhor meio para exercitarmos e prepararmos para o nosso futuro cotidiano profissional. É começarmos a agilizar as nossas mentes em favor da informática.
((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Sensacional este depoimento da Rosalinda.É muito motivador e já recebi sua energia!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver o retorno de vocês nesta experiência simples de busca em uma base bibliográfica, mas que proporcionou a possibilidade de estender este aprendizado a outras disciplinas. E, que orgulho de você Rosalinda!! Espero que você continue assim tão motivada e consiga passar essa energia aos seus colegas.

    ResponderExcluir