sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bahia celebra o bicentenário da 1º Biblioteca Pública Brasileira

A Biblioteca Pública do Estado da Bahia está completando 200 anos no próximo dia 13. A programação de aniversário conta com debates, apresentações artísticas e relatos de personalidades sobre sua relação com o livro.
Instalada no tradicional bairro dos Barris, no Centro Antigo de Salvador, ela é a primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina. A celebração do bicentenário  tem um toque especial.
No acervo da instituição já estão cadastrados um acervo de 600 mil itens, dos quais 150 mil são livros, além de vídeos, imagens, obras de arte, documentos históricos, periódicos, obras raras e valiosas.
A programação de comemoração conta com uma conferência do atual diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, o professor Doutor em Ciência da Comunicação, Antônio Miranda, um dos defensores de que a Biblioteca Pública da Bahia, dada a sua importância, torne-se a terceira biblioteca nacional brasileira, junto com a de Brasília e a do Rio de Janeiro.
Oficialmente criada em ato solene e simbólico no dia 13 de maio de 1811, dia do nascimento de D. João VI, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia foi aberta ao público no dia 4 de agosto e hoje conta com setores especializados para servir de fonte de informação e pesquisa.

Conta ainda com setor de Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana,  Braille e Infantil. Esses são alguns dos espaços que demonstram a preocupação em atender com eficiência os usuários, de acordo com necessidades específicas.
Atualmente, a biblioteca funciona diariamente, incluindo os domingos, quando as diversas linguagens artísticas ganham destaque no Projeto Domingos Culturais.
((•)) Ouça este post

5 comentários:

  1. Que orgulho a primeira Biblioteca Pública Brasileira já completando 200 anos de sua existencia!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, que continue realizando muitos trabalhos em prol da comunidade. Como a Nathane disse, tenho orgulho em saber que uma biblioteca aberta para o público funcione a tanto tempo.

    ResponderExcluir
  3. eu acho muito importante ter esse tipo de reconhecimento isso mostra que a biblioteca tem que ter seu valor diante da populaçao

    ResponderExcluir
  4. É muito bom saber que a primeira Biblioteca Pública Brasileira irá completar seus 200 anos, assim como a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro completou.

    ResponderExcluir
  5. A biblioteca é linda que bom que ela completou 200 anos,isto mostra o trabalho e dedicação dos profissionais que ali atuam!Eu achei este Projeto Domingos Culturais muito interessante como seria maravilhoso se nossas bibliotecas aqui de Formiga e de outras cidades também,adotassem projetos como esse pois com certeza faria muita diferença!

    ResponderExcluir