sábado, 4 de junho de 2011

Booktours: a nova mania da internet


Os booktours são a mais nova modalidade, que começam a conquistar um público muito singular e exigente, nada mais é do que o antigo empréstimo de livros na biblioteca.Na internet, funciona como se fosse uma corrente, feita por um blogueiro ou por uma editora que queira formar um grupo específico de clientes. “É uma forma de conhecer novos autores e valorizar os nacionais”, explica Bruna,uma das participantes dessas duas modalidades.
Ela recebe os livros em casa e, depois de devorar a publicação, envia para o próximo endereço da lista. O único custo é o da postagem. Além de incentivar outras pessoas a lerem a obra, o booktour é uma forma de implementar também a compra de livros. As editoras ganham muito com isso, principalmente as pequenas, que encontram uma nova forma de concorrer com as maiores. Os leitores, que geralmente têm um perfil em uma rede social ou em um blog, precisam escrever uma resenha e divulgá-la na web. A jovem escritora paulista, Liana Cupini, tinha acabado de publicar seu primeiro romance em uma pequena editora, quando achou o colega Allan Pitz.
“Então pensei: por que não juntar várias e diferentes experiências? E assim eu comecei a entrar em contato com escritores. Logo surgiu a ideia de montarmos um grupo e ajudarmos a promover a literatura nacional contemporânea!”, conta Liana. Eles criaram o Selo Brasileiro. O grupo promove o booktour que circula em vários estados do Brasil.
Disponível em:Acesso em:4 jun.2011

((•)) Ouça este post

5 comentários:

  1. Muito interessante essa ideia! Qual o site ou blog ou meio para entrar em contato?

    ResponderExcluir
  2. Viva!! mais uma idéia para disseminar/formar o hábito de leitura. O Fontes e outros canais de comunicação tem publicado material sobre várias iniciativas de formação de leitores. Aproximadamente uns 15 dias atrás a revista Veja também publicou uma matéria sobre os jovens leitores e que, contrariamente ao que se pensava a internet tem contribuido para a difusão da leitura e para a formação de grupos de leitores em torno das publicações. Obrigada Natália, muito bom o post.

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália e demais interessados o endereço que fala sobre o booktours e como usá-lo é .Descupem não saiu na referência!

    ResponderExcluir
  4. http://selobrasileiro.blogspot.com/2011/05/jornal-notisul-publica-materia-sobre.html

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post Natália. É mais uma iniciativa para a formação de bom leitores. Vou acessar o endereço para me informar de como participar.

    ResponderExcluir