quinta-feira, 9 de junho de 2011

Periódico como fonte de informação(Natália R., Cleidiane e Kênia)

Fonte da Imagem: MEC
Segundo Araújo (2006) em relação à tipologia, publicações periódicas compreendem periódicos em geral: revistas, jornais, boletins informativos científicos ou de divulgação, atas, anuários, etc. Quanto à periodicidade, podem ser: diários, semanais, mensais, bimensais e possuem número internacional para publicações periódicas o ISSN. Tipos de periódicos:
  • Os periódicos técnico-científicos, editados por editoras comerciais, com o fim de favorecer a divulgação de determinados produtos dirigidos a uma categoria específica ou a uma determinada empresa.
  • As revistas científicas são veículos importantes para os serviços de referência, pois, através delas, são divulgados os resultados das pesquisas mais atuais sobre um determinado assunto. Existem dois tipos de formatos dos periódicos científicos o PDF e HTML:
    • O formato HTML é a acrossemia de HyperText Markup Language, é uma das linguagens utilizadas para desenvolver páginas na internet desvantagens o site está fora do ar com muita frequência.
    •  Ata: é um documento que registra e clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias. Deve ser redigida de maneira que não seja possível qualquer modificação posterior.
    • Anuário: Um anuário é uma publicação anual que registra informações sobre um ou vários ramos de atividade como ciências, artes, literatura, profissões e economia.
    Os periódicos podem-se apresentar das seguintes maneiras: 
    • Os periódicos impressos: atuam como instrumentos de divulgação científica devido ao fato do seu formato de apresentação,ser favorável a comunicação de resultados e disseminação de ideias,descobertas e pesquisas, sob  a forma de artigos.
    • Periódicos  eletrônicos: a internet, favorece esta nova forma de produção eletrônica, permitindo alternativas diversificadas, em termos de estrutura textual e de imagens, além de ampla e imediata distribuição para um grande público consumidor.
    Publicar uma revista unicamente eletrônica pode reduzir consideravelmente os custos com relação ao meio impresso. O acesso à informação é rápido, amplo e sem limites geográficos, o que provoca um maior uso e geração de informações. Posso armazenar e criar estoques de informação - bancos de dados pessoais - no meu computador e consultar artigos nos arquivos criados por mim. on-line , sobretudo os de natureza científica, guardam fidelidade no que tange à identificação de suas edições quanto ao volume, fascículo à periodicidade.
    Alguns autores  classificam os periódicos de acordo com três tipos:
    ##publicações primárias seriam aquelas que publicam artigos ou matérias originais;
    ##publicações secundárias publicam resumos ou sinopses de matérias originais;
    ##publicações terciárias publicam revisões, sintetizando os conhecimentos sobre uma determinada matéria, a partir dos diversos elementos originais ou não.

    REFERÊNCIAS 
    ARAÚJO, Eliany Alvarenga de; DIAS, Guilherme Ataide; GARCIA, Joana Coeli Ribeiro ; SILVA, Alzira Karla Araújo da. Periódico eletrônico Informação e Sociedade: Estudos - impactos no contexto da comunicação científica. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2006, vol.11, n.3, pp. 335-347. 

    CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. Brasília :Briquet de Lemos,2010.182p.
    YAMAMATO, Oswaldo H. Periódicos impressos ou eletrônicos?. Estud. psicol. (Natal), Jun 2001, vol.6, n.1, p.03-05.

    ((•)) Ouça este post

    5 comentários:

    1. Olá meninas!! Parabéns pelo trabalho...achei muito interessante saber que ata é considerada periódico...já fiz várias atas e nem imaginava que fosse considerada periódico!!
      Mas minha dúvida ficou quanto aos boletins e anuários.. No texto, vocês citam que anuário registra informações sobre um ou vários ramos de determianda área. Essas informações seriam as descobertas realizadas em determinado ano?
      E, o boletim? O que ele traz registrado?

      ResponderExcluir
    2. Oi meninas! Parabéns pelo trabalho.
      A minha dúvida foi sobre o formato, no texto vocês citam que existem dois tipos de formatos dos periódicos científicos o PDF e o HTML. O que é formato PDF? Pra que ele serve?

      ResponderExcluir
    3. Samira,o anuario como o próprio nome diz é uma publicação anual,podem vir a ser sim descobertas advindas de um determinado ano,pode ser o balanço de uma empresa,etc. Já o boletim traz informações sobre determinado assunto,comlista de referências e alguns comum breve resumo da obra!

      ResponderExcluir
    4. Janaina o foramato PDF,é um tipo de linguagem que permite a visualização de um texto em meio eletrônico.É imporatante para os autores porque não permite que os dados do seu texto sejam alterados em meio eletrônico,garantndo assim o direito autoral,da obra.

      ResponderExcluir
    5. Pessoal
      PDF é um formato portátil para documentos (Portable Document Format) desenvolvido pela Adobe Systems e muito usado na Internet devido a sua versatilidade, facilidade de uso e tamanho pequeno.
      O formato de arquivo PDF se converteu no padrão para a distribuição de documentação, tanto em intranets empresariais como na Web, e parece igualmente um correto método de distribuição de arquivos em pré-impressão. (fonte: http://www.wbh.com.br/blog/?page_id=15

      ResponderExcluir