domingo, 29 de maio de 2011

Fontes Biográficas (3º p. - leitura obrigatória)

Fonte Secundária: A palavra biografia tem sua origem  derivada de dois termos gregos: bios, que significa vida e graphein, que significa escrever. Esta fonte de informação está associada ao registro da vida, da história de uma determinada pessoa. Uma outra definição apresenta que biografia é o tipo de documento ou fonte de informação que relata  a vida e a atividade de alguém. Além de breves notas biográficas, geralmente encontradas nas enciclopédias, existem obras especializadas em compilar informações biográficas. (UERGRS, 2011)

Outra definição para o termo diz que é um documento escrito que conta a vida de uma determinada personalidade, respeitando a ordem cronológica. Como fonte de informação a “biografia pode servir como recurso para obtenção de informações as mais diversas possíveis, sobre um período histórico, uma nação, uma instituição etc.”. Definindo biografia como fonte de informação ´pode-se afirmar  que são ” [...] documentos [...] que fornecem dados fundamentais (do tipo quem é, onde nasceu, o que fez, onde se formou, onde vive) sobre a vida de pessoas pertencentesao passado, ou vivas no presente, mas relevantes (mesmo sendo o grau de relevância um conceito relativo) na sociedade por algum motivo”. Outras publicações como as obras de referência, também servem ao propósito de apresentar dados sobre a vida das pessoas. Nessa categoria podem ser citados os repertórios, índices e dicionários biográficos que apesar de criados com outros objetivos fornecem dados biográficos.

Tipologia

A literatura classifica as fontes biográficas em duas categorias: as autobiografias, onde existe uma coincidência entre o autor e o biografado, e as biografias propriamente ditas, onde a vida de um indivíduo é narrada por outra(s) pessoa(s).
Fonte: CPDOC
Exemplo de fontes biográficas

Outras fontes de informação biográfica 
  • Almanaques apresentam entradas biográficas fornecendo,  geralmente, dados resumidos sobre as pessoas. Como exemplo pode ser citado  o Almanaque Abril uma obra de referência em língua portuguesa. Esta fonte de informação é usada para quem precisa de dados  sobre o Brasil e o mundo.   
    Fonte: Abril
    • As enciclopédias são outro tipo de fonte bastante consultado para obtenção de dados biográficos.
    •  Os anuários gerais e os anuários de enciclopédias também apresentam dados biográficos, geralmente de forma sumária; 
    •   Os índices de jornais e revistas, por sua vez, podem contribuir para a localização de dados biográficos na medida em que indicam artigos ou materiais escritos por ou sobre personalidades de destaque. 
    Referências

    CAMPELLO,  Bernadete Santos, CALDEIRA,  Paulo da Terra (Org.). Introdução às fontes de informação. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
    ((•)) Ouça este post

    12 comentários:

    1. A biografia que tive o prazer de ler foi do Oscar Niemayer(ops,não sei se escreve assim),com relatos de sua vida e das obras espalhadas pelo mundo, e como informa o post, com esta biografia vários momentos políticos do Brasil são narrados, sendo uma ótima fonte de informação. Vale a pena ler, tem um exemplar na Biblioteca Ângela Vaz Leão.

      ResponderExcluir
    2. As biografias são uma ótima fonte de pesquisa,para quem quer saber em detalhes,fatos relativos da vida de uma pessoa,conhecer um pouco mai sobre sua história,já que em sua grande maioria retratam a vida de alguém que teve uma importância fundamental em dado momento da história.

      ResponderExcluir
    3. O gênero da autobiografia inclui manifestações literárias semelhantes entre si, como confissões, memórias e cartas, que revelam sentimentos íntimos e a experiência do autor.

      ResponderExcluir
    4. A Biografia é um gênero literário em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. De um modo geral as biografias contam a vida de alguém depois de sua morte, mas na atualidade isso vem mudando. Em certos casos a biografia inclui aspectos da obra dos biografados, como por exemplo Plutarco, em (suas Vidas paralelas), numa abordagem muitas vezes de um ponto de vista crítico e não apenas historiográfico.

      ResponderExcluir