quarta-feira, 30 de março de 2011

Um mapa dos estudos de usuários da informação no Brasil - Estudos de uso e usuários da informação - Profª Tânia

 Carlos Alberto Ávila Araújo Simpósio apresentado dia 28/03/2011 por: Adriana, Felipe, Jordano, Laís Brunelle, Magda e Natália Leal. 
O blog já faz parte de nossas visitas diárias a internet, e a consciência ecológica está em evidência, por isso o resumo da apresentação está aqui, no novo local de encontro do curso de biblioteconomia. 
 O trabalho apresentado foi embasado nos resultados da pesquisa elaborada por Araújo(2009), que fez o levantamento de artigos publicados em 7 periódicos brasileiros entre os anos de 1998 e 2007, todos presentes na lista Qualis da Capes com classificação nacional são: Ciência da Informação(IBICT), Perspectivas em Ciência da Informação(UFMG), Datagramazero(IASI/RJ), Transinformação(PUCCamp), Informação & sociedade: estudos(UFPb), Encontros Bibli(UFSC) e Em Questão(UFRGS). 
Os artigos selecionados passaram a compor um banco de dados, sobre o qual se efetivou o estudo, o objetivo de análise destes textos foi compor um mapa de estudos empíricos realizados com usuários da informação no Brasil: o que se estuda, como se estuda, quem estuda, a partir de que referencial. Para tanto, buscou-se identificar conforme ressaltado por Araújo(2009):  
a) os tipos de usuários estudados, a partir de sua caracterização, ambiente ou atividade; 
b) os tipos de fontes, sistemas ou serviços de informação estudados; 
c) as técnicas de coletas de dados utilizadas no estudo; 
d) a procedência institucional dos autores dos artigos; 
e) as referências bibliográficas dos artigos, analisados a partir de uma contagem bibliométrica. 
 De acordo com a pesquisa bibliometria: é o estudo da produção e uso da informação a partir da utulização de métodos matemáticos, é a precursora dos estudos de usuários. Conforme exposto no simpósio os dados apresentados permitiram visualizar um perfil do que se tem feito no campo de estudos de usuários no Brasil.  
 Araújo(2009) acredita que a prática de pesquisa sobre os usuários da informação tenha que ocorrer onde se estuda estes indivíduos como biblioteconomia, arquivologia, museologia, sistemas de informação e pós graduação em Ciência da Informação.  
 O grupo concluiu que a biblioteca tem um papel social, pois possibilita condições de acesso a informação, instrumentos adequados que atendam às necessidades dos usuários, atualmente ele é o maior bem da instituição. E quanto mais pesquisas sobre estes indivíduos da informação mais nós futuros bibliotecários teremos condições de atendê-lo com eficácia e precisão. 
Referência
ARAUJO, Carlos Alberto Ávila. Um mapa dos estudos de usuários da informação no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v.15, n.1, p.11-26, jan./jun. 2009.
((•)) Ouça este post

2 comentários:

  1. Ola.
    Não estou conseguindo,formatar o texto, ficou com muito espaço que não tem no rascunho.
    Célia se puder pode arrumar.
    Obrigada

    ResponderExcluir